Grávida no Verão: proteja-se do sol!

Grávidas têm mais risco de melasma; saiba evitar as manchas no verão

Grávida no Verão: proteja-se do sol!

Os dias de calor do verão criam uma atmosfera perfeita para passar mais tempo em atividades ao ar livre. Isso acaba aumentando a exposição da pele ao sol —o que, para gestantes, pode se tornar um problema.

O melanócito, célula responsável por produzir a melanina (pigmento que dá cor à pele), é estimulado por três fatores: genético, hormônios ou pelo sol.

Durante a gravidez, a pele da mulher se torna mais sensível à melanina por causa da revolução hormonal que o organismo está passando.

Então, é normal e esperado que algumas partes do corpo se tornem mais escuras, como axilas, mamilos, virilha e região do umbigo.

O problema é que, no verão, esses melanócitos já sensibilizados pelos hormônios da gravidez acabam recebendo um incentivo extra para trabalhar: os raios solares. Isso acaba agravando as manchas e ainda tornando as gestantes mais suscetíveis a outro problema: o melasma.

O que é a doença?

O melasma se caracteriza por manchas escuras na pele que surgem principalmente nas maçãs do rosto, testa, no nariz e no buço, mas também podem aparecer em outras partes como braços, mãos, pescoço e colo.

As manchas geralmente são escuras e têm formato irregular, mas bem definido, e sempre aparecem no mesmo local. Ou seja, se a gestante já tinha a lesão antes de engravidar, é provável que a mancha surja novamente com mais força durante a gravidez.

Vale dizer também que qualquer um pode ter melasma, não só as gestantes. Mulheres que tomam pílula anticoncepcional, por exemplo, também estão mais propensas ao problema porque o remédio mexe com a regulação hormonal. Pessoas com a pele mais escura, que já possuem mais melanina, também estão no grupo de risco.

E, diferente das manchas características da gestação, que costumam regredir após o nascimento do bebê, o melasma não some sozinho e precisa de tratamento especializado para desaparecer.

Dá para prevenir?

É importante dizer que o melasma pode aparecer durante a gravidez sem que a mulher tenha ido à praia ou tomado muito sol, já que o novo balanço hormonal do período tende a provocar o problema. No entanto, a exposição ao sol é um componente que aumenta ainda mais o risco de desenvolver a doença ou de agravá-la, se ela já existir.

Por isso, se quiser ir à praia ou se for praticar alguma atividade ao ar livre, é importante utilizar uma fotoproteção química (filtro solar) e uma mecânica (chapéu, roupas com filtro UV, sombrinha) para prevenir o problema. Esses cuidados devem ser intensificados e contínuos durante toda a gravidez —ou seja, a mulher deve passar o protetor solar todos os dias (até nos de chuva!).

Como tratar?

Para evitar que as manchas piorem, além dos cuidados com a proteção solar, é possível utilizar cremes com ativos como ácido azelaico, ácido glicólico (em concentrações baixas), vitamina C pura e alguns derivados da soja para controlar a hiperpigmentação. No entanto, isso deve ser feito apenas com orientação médica, já que muitas substâncias adotadas para clarear a pele são prejudiciais ao desenvolvimento do bebê na gravidez.

É o caso de alguns cosméticos com vitamina C comercializados nas farmácias, que muitas vezes possuem substâncias como o retinol, contraindicado na gestação.

Após o fim da amamentação, aí sim é possível utilizar clareadores mais potentes, como o ácido retinóico e a hidroquinona. Ainda dá para combinar o uso desses cremes em casa com procedimentos feitos no consultório dermatológico, como peelings, laser e microagulhamento.

Fontes: Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo; e Damaris Ortolan, dermatologista especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

VivaBem no Verão – 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

  • VivaBem no Verão 2020: conheça os espaços na arena e na praia

Источник: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/06/gravidas-tem-mais-risco-de-melasma-saiba-evitar-as-manchas-no-verao.htm

Grávida no verão: como evitar os desconfortos da estação

Grávida no Verão: proteja-se do sol!

Estar grávida no verão exige alguns cuidados extras para manter o bem-estar com a temperatura lá nas alturas. Só quem é mãe sabe que a gestação é um período no qual as mulheres já sentem mais calor devido à aceleração do metabolismo.

Isso acontece porque o corpo está trabalhando a todo momento para levar mais nutrientes ao bebê que está se formando, sem contar o esforço de carregar o barrigão, não é? Enquanto o cansaço típico da gravidez aumenta com o calor, a pressão também tende a cair provocando tonturas e, até mesmo, desmaios.

Mas fique tranquila! A boa notícia é que é possível aproveitar os dias mais quentes com muita disposição. Conheça algumas atitudes simples que podem espantar o calor e facilitar a vida das mamães.

Grávida no verão? Beba muita água!  

Que tal investir em uma garrafinha de água para levar na bolsa? Todos devem se hidratar no verão, mas nos dias quentes, a grávida no verão deve ingerir ainda mais água para manter os níveis adequados do líquido amniótico, essencial para o bebê. 

Além disso, a hidratação evita tonturas, desmaios, dores de cabeça, enxaquecas e inchaços causados pela retenção de líquidos. Para se manter bem hidratada, além de de beber de 2 a 3 litros de água, os sucos naturais, água de coco, sopas frias e frutas também estão super liberados! 

Repouso ao longo do dia

Se possível, tire alguns momentos do dia para repousar, colocar os pés para cima, descansar e relaxar para amenizar os efeitos das altas temperaturas. Se tiver tarefas para fazer na rua, prefira o começo e o fim do dia, para não sair no sol quente.

Consuma alimentos leves

Evite pratos pesados e gordurosos. Os legumes, as verduras e as frutas são sempre as melhores opções. Desse modo, dê preferência às saladas, às carnes magras (como o peixe grelhado e o frango, por exemplo) e as frutas com grande concentração de líquido, como a melancia.

Hidrate a pele

Com o crescimento da barriga, a pele se estica, o que favorece o aparecimento de estrias. Para evitar a sensação de pele pegajosa devido ao suor, use hidratantes livres de óleo, que tenham o toque seco.  

Use protetor solar e proteja-se do sol

O ideal é usar protetor solar a cada duas horas. O aumento hormonal na gravidez potencializa a produção de melanina, aumentando a chance do aparecimento de manchas, principalmente no rosto. Portanto, a regra primordial é evitar a exposição direta ao sol e passar muito protetor solar acima de 60.

Fique atenta também aos horários de exposição. No verão, evite tomar sol entre as 10 e 16 horas. Se estiver na praia, fique embaixo dos sombreiros ou use chapéus. Prefira ambientes arejados! Você também pode usar borrifador de água ou ventilador de mão para se refrescar.

Faça atividades físicas

A prática de uma atividade física auxilia na drenagem dos líquidos que se acumulam no organismo, favorecendo o sistema circulatório e melhorando os inchaços.

Desde que tenha a liberação do obstetra, a gestante pode fazer a atividade que mais lhe agradar. As mais recomendadas são caminhada, pilates, ioga e hidroginástica. Elas causam baixo impacto nas articulações e grandes benefícios para o fortalecimento dos músculos da coluna, melhora da respiração, controle da pressão arterial e do ganho de peso.

Escolha as roupas certas

É tempo de roupas bem fresquinhas! Aquelas bem folgadinhas com tecidos leves, como o algodão, são as mais indicadas para as gestantes que estão enfrentando o calor do verão. Fique longe dos tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração. 

Após um banho morno ou frio, use e abuse dos vestidinhos, saias, batas, regatas e bermudas. Para calçar, nada de sapatos fechados e apertados. Sandálias, rasteirinhas, e até chinelos são ótimas opções. Os pés agradecem! 

Durma bem

Tente relaxar com o uso de ventiladores, ar-condicionado e roupas bem leves como camisolas de seda e algodão. Dormir com as pernas ligeiramente elevadas em relação ao corpo e evitar permanecer muito tempo na mesma posição também são boas dicas.

Outro cuidado é com o ressecamento das vias aéreas. Para dormir no fresquinho, use um umidificador de ar, uma toalha molhada ou uma bacia com água no ambiente.

Cuidado com banho de mar

É normal que as gestantes sintam um certo desequilíbrio durante a gravidez. Por isso, tenha cuidado entrando no mar somente quando estiver acompanhada e quando as ondas ficarem brandas.

Evite comer fora de casa

Alimentos expostos ao calor favorecem a proliferação de bactérias, podendo causar infecções intestinais. Na praia, não coma nada vendido por ambulantes ou em quiosques, pois não é possível saber como foi o preparo desses petiscos. O melhor é levar um lanche saudável preparado em casa.

Troque de biquíni

A mulher grávida no verão é mais predisposta à infecção por fungos já que o PH da vagina encontra-se mais ácido. Por isso, é muito importante não permanecer com o biquíni molhado após o mergulho em mar ou piscina. Não custa nada levar um conjunto a mais na sacola, não é?

Benefícios de estar grávida no verão

Nem tudo é sofrimento! Ir para a praia, clube, piscina, passear ao ar livre são atividades comuns durante essa época do ano e devem ser feitas pelas gestante, com os cuidados citados acima. 

A exposição controlada ao sol aumenta a reserva de vitamina D, que é importante para a mãe e filho, além da sensação de bem-estar que o momento pode proporcionar. Vale lembrar que tudo com moderação faz bem à saúde de qualquer pessoa, inclusive das mamães. 

Agora que já está preparadíssima para encarar o verão na gravidez sem sustos, previna-se e curta este momento único com o bebê no forninho!

Leia mais:

Amamentar no verão exige cuidado redobrado!

Calor à vista! Saiba quais cuidados são essenciais com o bebê no verão

Grávida pode viajar de avião? Confira dicas para uma viagem segura

Источник: http://www.bloggraodegente.com.br/gravidez/gravida-no-verao/

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: