Jogos para viajar com crianças

10 jogos divertidos para a viagem em família

Jogos para viajar com crianças

Viagem em família é uma delicia e todo mundo gosta, mas ela não é divertida toda hora, e sempre bate aquele tédio entre um passeio e outro, ou durante a viagem, seja ela de carro, ônibus ou de avião.

E já é tão difícil termos tempo para passar com a família, já que ainda equilibrar a vida pessoal e profissional é um desafio, então não podemos deixar que o tédio tome conte nas horas de folga com os filhos e filhas.

O dia 7 de setembro está chegando, feriado prolongado e o Portal 4Daddy tem 10 dicas de brincadeirinhas super divertidas para você fazer na viagem em família. Eles são ótimos para pensar e não deixam espaço para o tédio. Nem para o seu filho, nem para você. Pode ser em casa ou na estrada, tenha-os sempre na cabeça para aproveitar melhor o tempo. Temos certeza que será um sucesso!!!

Seu filho não sai do celular e computador. Aprenda a como vencer essa barreira. Clique AQUI!

Brincadeira 1: ’Ao contrário’

Essa brincadeira é pras crianças maiores, acima de 8 anos. Pode ser jogado no carro ou no avião ou mesmo numa dessas hoje raras situações em que vamos para um local sem TV nem Wi-Fi. Escolha uma palavra e peça que a criança a diga ao contrário. Por exemplo: a palavra ’nuvem’ será ’mevun’.

As crianças adoram. Mais difícil é com toda uma frase, por exemplo: ’ajev a mevun’. A criança vai se esforçar e se divertir ao mesmo tempo. E você também. Leve em consideração a idade e a maturidade de seus filhos, porque se não, ao invés de divertido vai gerar frustração na viagem em família.

Brincadeira 2: ’Uma letra, muitas palavras’

Uma variação simples do ’Stop’, pois não precisa de papel e caneta. O objetivo é que cada um deve dizer um substantivo que comece por uma letra previamente escolhida até que alguém fique bloqueado. Neste caso, a pessoa que não souber mais, perde. (Esse é um dos meus jogos prediletos…rs)

Brincadeira 3: ’Frase de uma letra só’

Neste jogo, você deve criar frases em que todas as palavras comecem com a mesma letra. Por exemplo a palavra mãe, que começa com M: ’Minha mãe me manda mariscos maravilhosos’. Para facilitar a vida das crianças, você pode decidir que os artigos (o, a, os, as…) não valem. Este jogo estimula a criatividade e é perfeito para viagem em família de carro.

Tenha sempre brincadeiras em família na cabeça para aproveitar melhor o tempo. Temos certeza que será um sucesso!!!

Brincadeira 4: ’A letra da frase’

Neste jogo, você e a criança devem escolher uma palavra, por exemplo ’mesa’. Em seguida, cada um deve inventar uma frase em que a primeira palavra comece com a letra da palavra escolhida. Neste caso, poderíamos ter ’Mamãe é gente fina’ ou ’Marina gosta de comer feijão’. Simples e divertido.

Brincadeira 5: ’Mensagem de espião’

Essa brincadeira é meio nerd…rs….Mas é mto legal e bem educativa.

Cada letra tem um número: a letra A é o número 1, o B é o numéro 2, e assim por diante, por exemplo:  C-3 D-4 E-5 F-6 G-7 H-8 I-9 J-10 K-11 L-12 M-13 N-14 Ñ-15 O-16 P-17 Q-18 R-19 S-20 T-21 U-22 V-23 W-24 X-25 Y-26 Z-27.

Você deve criar uma palavra ou frase (depende da idade) e a criança deverá adivinhar. Por exemplo a palavra ’livro’ seria 12 (L) + 9 (i) + 23 (v) + 19 (r) + 16 (o). Você pode até brincar com seu filho e mandar mensagens secretas, por exemplo: 10 + 1 / 17 + 19 + 1 / 3 + 1 + 13 + 1.

Brincadeira 6: ’6 palavras’

Você deve falar sempre frases com 6 palavras, e elas sempre devem fazer sentido. Por exemplo: ’Hoje é dia de comer macarrão’. A criança deve responder também com uma frase que tenha 6 palavras, por exemplo: ’Poxa, mãe, hoje eu não quero’.

Brincadeira 7: ’A letra desaparecida’

Imagine que uma letra simplesmente desapareceu. Por exemplo a letra C. Você deve falar apenas palavras que não tenham esta letra.

Ou seja: ’Vamos ao parque ou ao lugar onde há filmes?’, ’Eu quero ver um filme’, ’Boa ideia, vamos de ônibus porque o automóvel está sem gasolina’. E assim por diante.

Este jogo nos obriga a pensar, a encontrar sinônimos e leva a conversa para muitas direções.

Brincadeira 8: ’O melhor dia’

Lembre em detalhes e junto com a criança todo o dia que passou. É surpreendente como vivemos de forma automática.

Lembre cada detalhe, o que comeram no café da manhã, o que beberam no almoço, a cor das meias, a cor da camisa do papai, o penteado da mamãe, quem faltou na escola, e assim por diante.

As perguntas estimulam a memória e trazem beleza a tudo que acontece no nosso cotidiano. (Essa brincadeira é muito lúdica e sempre estreita os laços familiares nas viagens).

Leia Também:

Brincadeira 9: ’Um minuto’

Este jogo é para 2 ou mais pessoas, em geral com ciranças de mais de 5 anos. É ideal para toda a família. Uma pessoa deve propor um tema, por exemplo ’natureza’. Outra pessoa deve falar tudo que quiser — e que sabe — sobre natureza durante um minuto.

«A natureza é vida, é tudo que há em nossa volta. Claro que estamos acostumados a chamar de natureza os lugares que estão afastados das grandes cidades, perto de montanhas, florestas e praias. Outro dia, fomos à natureza com a scola.

O professor de Educação Física me ajudou a construir uma vara de pescar e todo mundo pescou a tarde toda…». O tempo deve ser marcado. Serve para melhorar a nossa capacidade de expressão, de encontrar palavras e diferentes formas de falar sobre os mais diferentes temas.

Ensine seu filho a falar sobre tudo, mesmo se ficar sem palavras. Este jogo ajuda na escola e na vida.

Brincadeira 10: ’Sim ou não’

Perfeito companheiro de viagem. Uma pessoa deve pensar em alguma palavra — que pode ser um objeto — e a outra deve fazer perguntas para adivinhar que só podem ser respondidas com ’sim’ ou ’não’. Depois, mude os papeis.

Ensine seu filho a fazer perguntas sobre as características de um objeto, para que adivinhe mais rápido. Uma palavra difícil e divertida para uma criança de mais de 6 anos é a palavra ’nome’.

É interessante ver como ela tenta adivinhá-la.

Bom, as dicas foram dadas, agora é só reunir a família e brincar!!! Se tiverem mais sugestões de brincadeiras e jogos para fazer numa viagem em família deixem nos comentários para sugerirmos num próximo post com dicas de brincadeiras.

*Autor: Leandro Ziotto, pai do Vínicus e co-fundador do Portal 4Daddy. Fonte: http://bit.ly/2b9FUQw

Источник: https://4daddy.com.br/10-jogos-divertidos-para-viagem-com-familia/

Jogos para viajar com crianças

Jogos para viajar com crianças

Se está a pensar fazer uma viajem num carro com as crianças, tome nota de algumas ideias e jogos para entretê-las e aproveitar cada quilómetro.

Índice

  • A segurança, o mais importante
  • Pense antes de conduzir
  • Jogos

Quando é necessário esperar os mais pequenos tornam-se irrequietos e irritantes.

Para tornar a espera menos insuportável para os adultos e divertida para os mais novos tente manter as crianças ocupadas oferecendo-lhes actividades e jogos que despertem a sua atenção.

O tipo de jogo irá depender do sítio onde está. Aqui ficam uns truques muito úteis para que não entre em desespero enquanto espera:

Coloque pequenos brinquedos dentro da mala. Não ocupam muito espaço e numa emergência pode sempre recorrer a eles para entreter os mais novos. Os mais essenciais são aqueles que podem ser utilizados de múltiplas maneiras. Evite aqueles que têm apenas uma utilização e opte por exemplo por lápis, canetas e papel.

Escolha também objectos que permitam jogar de várias maneiras. Coloque os brinquedos numa pequena bolsa e leve-a sempre consigo junto ao telemóvel, à carteira e às chaves. Não se esqueça de ir trocando os brinquedos de vez em quando para reciclar as possibilidades das crianças.

Vai ver que não se arrependerá!

Era uma vez … Leve um livro consigo ou então invente uma história! Um conto criativo irá captar a atenção dos mais pequenos e, dessa forma, tornar a espera mais calma.

Pode guardar alguns livros no carro ou recriar uma história com elementos que a rodeiam. A criança irá sentir-se mais envolvida e para si será mais fácil contar a história.

Pode sempre pedir ao seu filho que seja ele a contar uma história!

No caso de se esquecer de brinquedos pode sempre usar a criatividade para salvar a situação. Jogue às adivinhas, aos trava-línguas, citem palavras ou objectos que começam por determinada letra, realize jogos em que utilizem as mãos, etc.

Ensine os mais novos a serem pacientes com o próprio exemplo. Não se queixe ou mostre que está chateada por estar à espera. O seu filho irá copiar a sua atitude.

Esperar faz parte da vida e admitir que está certo disso pode ser muito benéfico. Especialmente no caso dos mais novos que devem aprender que tudo pode ser divertido e estimulante 24 horas por dia.

Aprender a não ficar aborrecida também faz parte do seu desenvolvimento.

A segurança, o mais importante

Um dos aspectos mais importantes das viagens de automóvel com as crianças, é a especial atenção que se deve ter com respeito à segurança rodoviária. A pesar das tentativas da DGV com as suas últimas campanhas para consciencializar os cidadãos sobre a importância da segurança rodoviária, os números de acidentes de trânsito continuam a ser arrepiantes.

Pense antes de conduzir

1. Os cintos de segurança salvam vidas. São a medida individual mais efectiva e menos custosa para os ocupantes do veículo. O uso do cinto de segurança melhora a possibilidade de sobrevivência entre 40 a 60%.

2. Os encostos de cabeça podem evitar lesões cervicais motivadas por choques e travagens que afectam o delicado  pescoço. A nível mundial estas lesões representam 35% do total de problemas sofridos por causa de acidentes de trânsito.

3. Os pneus são um dos elementos de segurança menos considerado pelo público.

4. Assentos para crianças: as crianças devem sempre usar cadeiras-auto ou elevadores de assento até chegarem ao 1,50 m. (por volta dos 8-11 anos).

Segundo um relatório norte-americano, os dispositivos de segurança infantis tem uma eficácia de 71% na redução da mortalidade em acidentes de trânsito entre os menores de um ano e 54% entre as crianças de 1 a 4 anos.

  Mesmo assim, o uso destes dispositivos específicos para crianças reduzem o risco de danos em caso de choque em 59% mais que o cinto de segurança.

Jogos

As palavras juntas

A regra é muito fácil e conhecida pela maioria: um dos passageiros deve falar uma palavra e o seguinte jogador deve dizer outra palavra que comece pela última sílaba da última palavra dita. Por exemplo, do carro , roxa.

Quantos vão?

A criança deve adivinhar quantos passageiros viajam no próximo carro.

Músicas barulhentas

Escolhe uma música para que cantem mas não deixes que falem palavra nenhuma, deverão fazer só som.

Proíbido dizer

O jogo consiste em proibir o uso de uma certa palavra. Será mais engraçado se são palavras comuns como «sim» ou «não».

TodoPapás es una web de divulgación e información. Como tal, todos los artículos son redactados y revisados concienzudamente pero es posible que puedan contener algún error o que no recojan todos los enfoques sobre una materia. Por ello, la web no sustituye una opinión o prescripción médica.

Ante cualquier duda sobre tu salud o la de tu familia es recomendable acudir a una consulta médica para que pueda evaluar la situación en particular y, eventualmente, prescribir el tratamiento que sea preciso.

Señalar a todos los efectos legales que la información recogida en la web podría ser incompleta, errónea o incorrecta, y en ningún caso supone ninguna relación contractual ni de ninguna índole.

Источник: https://www.todopapas.com.pt/pais/viajar/juegos-para-viajar-con-ninos-1751

10 formas de entreter as crianças numa viagem de carro longa

Jogos para viajar com crianças

As longas viagens de carro com crianças podem deixar de ser um problema se tiver alguns truques na manga para manter a pequenada ocupada e divertida. Desta forma, com várias atividades planeadas, poderá evitar os gritos de aborrecimento dos miúdos ou aquela famosa pergunta que é feita de 5 em 5 minutos: “já chegamos?”.

Concurso de karaoke com as músicas favoritas da pequenada

Aproveite o início da viagem para ouvir as músicas preferidas das crianças: podem até fazer um concurso de karaoke e ver quem canta melhor. O jogo tornar-se-á mais divertido se os adultos também participarem. Se quiser ir mais longe, faça umas placas com pontos de 1 a 5, para tornar a brincadeira num verdadeiro concurso.

Matemática com as matrículas dos carros

Os números das matrículas dos carros poderão ser o ponto de partida para verdadeiros e divertidos cálculos matemáticos. Peça às crianças para somar, subtrair ou multiplicar todos os números das matrículas que vão aparecendo à vossa frente ou lado.

No caso dos mais velhos, pode pedir-lhes para jogar o jogo do 24, um jogo de cálculo mental muito apreciado pelas crianças: utilizando os 4 algarismos da matrícula, deve-se combinar as operações necessárias (soma, subtração, divisão ou multiplicação) para atingir o número 24.

Experimente jogar com as crianças e verá que todos ficarão rapidamente viciados neste jogo.

História coletiva

As crianças têm uma imaginação fértil que poderá ser aproveitada para criar uma história coletiva, elaborada com o contributo de todos. Pode aproveitar uma paisagem para começar a história.

Por exemplo: “Nesta estrada, há muitos anos atrás, numa noite de nevoeiro intenso…”… e todos vão acrescentando uma frase ou parte à história.

Ainda mais divertido seria gravarem tudo para ouvirem mais tarde!

Saco das surpresas

Este jogo implica uma preparação prévia. Cada criança e, se quiserem, cada adulto, deverá escolher dois ou três objetos e colocar num saco opaco, para não se ver o seu conteúdo.

Uma das crianças escolhe um objeto e todos têm que adivinhar o que é, colocando perguntas que apenas podem ter como resposta “sim” ou não”. Por exemplo: “É um brinquedo?” ou “É comestível?”.

Durante uma viagem de carro longa, podem intercalar este jogo com os restantes, de forma a manter o interesse das crianças.

Jogos de consola

Quando se pensa numa longa viagem de carro com crianças, também não podem faltar os jogos de consola que, à falta de outras ideias, são uma boa oportunidade para manter a pequenada tranquila e ocupada. Esta dica pode não ser tão divertida como algumas das outras atividades apresentadas, mas não deixa de ser uma ocupação a considerar.

Desenhar para adivinhar

Numa pequeno quadro, caderno, ou se preferir, num tablete, desenhe ideias e/ou sentimentos que a pequenada terá de adivinhar e vice-versa. Vai ver como se tornará num jogo surpreendente, que acabará por envolver adultos e crianças.

Concurso “Palavras começadas pela primeira letra da matrícula do carro”

Para exercitar o vocabulário das crianças, poderá criar um jogo em que cada um pensa em palavras começadas por uma das letras da matrícula de um carro. Ganha aquele que conseguir dizer mais palavras começadas por essa letra.

Se quiser, pode aumentar o grau de dificuldade e cingir o vocabulário a “objetos”, “cidades” ou “países, por exemplo. No caso das crianças mais velhas, poderá ainda pedir-lhes para inventar frases em que utilizam essas palavras.

Diário de bordo

Durante a viagem chame a atenção das crianças para as paisagens ou localidades pitorescas por onde vão passando.

Guarde documentos como recibos de portagens, restaurantes, cafés ou outros locais que visitaram.

Registe ou peça à criança para o fazer num pequeno diário de viagem e deixe-a tirar fotografias, para depois o ilustrar. Este diário será uma recordação fantástica de uma viagem que nunca mais esquecerão.

Jogo da adivinha

Proponha às crianças adivinhar quem são as pessoas que vão no carro que segue à vossa frente.

Homens? Mulheres? Um casal? Qual a idade dessas pessoas? De que cor terão o cabelo? Estarão tristes ou sorridentes? Se quiser ir mais longe, podem tentar adivinhar em que direção vão, ou inventar uma história em torno dessas pessoas. Pode ainda fazer um concurso para ver se essas pessoas respondem ao cumprimento ou sorriso das crianças. Experimente!

Filmes

Claro que numa longa viagem de carro não podem faltar os filmes que facilmente manterão as crianças ocupadas e felizes durante algum tempo.

Com recurso a um DVD portátil ou tablete, é uma hipótese a não descurar, quando todos os jogos já foram esgotados e estão a precisar de descansar.

Não se esqueça dos auscultadores para os miúdos, assim os adultos podem aproveitar para pôr a conversa em dia ou simplesmente desfrutar do silêncio.

Aproveite todas as paragens da viagem, que devem ser feitas de 2 em 2 horas, para fazer um pouco de ginástica com as crianças, dando-lhes a oportunidade de gastar um pouco de energia e a si para relaxar um pouco.

Boa viagem pais e pequenada!

Источник: https://pequenada.com/artigos/10-formas-entreter-criancas-viagem-carro-longa

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: