Não consigo ficar grávida!

Por quê não consigo engravidar se menstruo normalmente – Blog IVI Brasil

Não consigo ficar grávida!
Por que não consigo engravidar se menstruo normalmente?

Comitê Editorial IVI Salvador

Menstruar regularmente é um bom indicador de fertilidade por ser um sinal de que a mulher está produzindo hormônios, porém este indício não garante que a ovulação está acontecendo com normalidade, pois é possível ter ciclos menstruais completos sem que a ovulação aconteça.

O ciclo menstrual é um acontecimento complexo onde vários órgãos e glândulas participam em diferentes fases.

A primeira fase tem o objetivo de desenvolver e liberar um óvulo, depois da ovulação, oferecer condições favoráveis para sua fecundação é o foco e, após a fecundação, a fase final do ciclo prepara o ambiente uterino para ajudar o óvulo fecundado a implantar-se e desenvolver-se até o nascimento do bebê.

Existem várias possíveis causas para que uma mulher com menstruação regular não consiga engravidar.

Vamos citar alguns exemplos, mas a única forma de ter certeza, e mais importante, de solucionar o que quer que seja que está impedindo você de engravidar, é consultar com um especialista em reprodução humana. Caso você tenha mais de 35 anos, é recomendável procurar o especialista após 6 meses de tentativas.

Diferença entre menstruar e ovular

  • A menstruação marca o primeiro dia do ciclo menstrual. O fluxo menstrual é na verdade o endométrio – tecido que reveste o útero por dentro – onde se implanta o embrião ou, se não houver embrião, que descama em forma de menstruação.
  • Ovulação é o momento em que o óvulo rompe o folículo que lhe protegia durante o processo de desenvolvimento do óvulo.

    Nesse processo, vários óvulos são ativados pelo desenvolvimento folicular, mas apenas um (raramente mais de um) atinge o grau de evolução necessário para ovular, conhecido pelo nome de folículo dominante, enquanto os restantes dos folículos em crescimento irão minguar e desaparecer da reserva de óvulos da mulher.

Como dito, para a ovulação completar seu ciclo, acontece a ruptura do folículo que libera o óvulo para ir em direção às trompas onde poderá ser fecundado pelo espermatozoide. Caso não aconteça a fecundação, o óvulo irá minguar e o endométrio irá descamar novamente. Dessa forma se renova o ciclo…

A ovulação e a menstruação são reguladas pelos hormônios, porém nem sempre que um dos processos está acontecendo bem o outro também está em equilíbrio. Por esta razão, ao fazer a avaliação da fertilidade feminina, são solicitados diferentes exames.

Menstruação sem ovulação prévia

Durante o ciclo menstrual, inclusive em ciclos regulares, o folículo onde está o óvulo pode chegar a se desenvolver normalmente, mas no momento de ruptura onde o óvulo sairia em direção às trompas de Falópio, esta ruptura não acontece.

Este fenômeno é tecnicamente chamado folículo não roto (LUF).

Nesse caso não é possível que a fecundação aconteça e, independente da causa, o corpo entende simplesmente que não há sinal de óvulo fecundado e reinicia o ciclo a partir da menstruação, que acontecerá normalmente.

Como comprovar que a ovulação aconteceu?

A ultrassonografia no momento certo pode comprovar que houve ovulação. O ginecologista irá observar se no período de oscilação hormonal que deveria sinalizar que a ovulação aconteceu é possível identificar o folículo roto, prova que aconteceu a ruptura que liberou o óvulo para seguir o seu caminho em direção às trompas.

Outras explicações para mulheres com ciclo regular que não engravidam

  1. A explicação pode estar em um fator masculino! É bastante comum que o casal procure como primeira explicação para a dificuldade de engravidar um fator feminino.

    Porém as causas da infertilidade podem ter origem em fatores masculinos (40%), fatores femininos (40%), fatores combinados entre homem e mulher (20%) ou causas não aparentes, ou seja, que ainda não são desconhecidas pela ciência.

    Por esta razão, ao procurar uma explicação para a dificuldade de engravidar é fundamental que o parceiro faça parte do processo.

O diagnóstico da fertilidade masculina básico é um espermograma, além do cariótipo que o casal realiza a partir de uma amostra de sangue. Portanto, é bem mais fácil o processo masculino que o feminino, por conta da complexidade do aparelho reprodutor feminino.

  1. Outra possível explicação para ter um ciclo regular e não engravidar podem ser obstruções que estão impedindo o encontro entre óvulo e espermatozoide. As obstruções são facilmente detectadas pelo especialista em reprodução humana.

Источник: https://ivi.net.br/blog/nao-consigo-engravidar-menstruo-normalmente/

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: