Nomes do menina de origem Grego com 5 letras

Nomes curtinhos para meninos e meninas: 66 opções com poucas letras e significados lindos

Nomes do menina   de origem Grego com 5 letras
IrinaPodverbnaya/Shutterstock | IrinaPodverbnaya/Shutterstock

Saber o significado dos nomes é algo que pode ajudar na escolha de como o bebê vai se chamar: assim, a decisão passa também pelo simbolismo de virtudes que os pais considerem valiosas, caso julguem que esse parâmetro é importante. Abaixo, separamos uma lista de nomes curtos femininos e masculinos cheios de significados especiais.

Nomes curtos para meninos

DinaPhoto/Shutterstock

1. André: o nome tem origem grega (Andreas) e é calcado no elemento andrós, que significa «másculo», «viril», «masculino».

2. Bem: variante de Ben, nome hebraico que significa «filho». Em português, «bem» está relacionado a «tudo aquilo que é bom», «virtude» e «pessoa amada».

3. Bento: vem do latim e quer dizer «louvado», «abençoado».

Monkey Business Images/Shutterstock

4. Caio: tem origem no latim (Caius) e significa «alegre», «contente», «feliz».

5. Cauã: é um nome brasileiro de origem tupi e significa, literalmente, «gavião».

6. Ciro: originário do grego (Kyros), quer dizer «senhor», «dotado de plena autoridade». Está ligado ao nome Kurush, denominação que os persas davam ao sol. Ciro, o Grande, foi o nome de um rei persa que se tornou célebre por ter conquistado a região da Babilônia.

NataliaDeriabina / Istock

7. Davi: nome com origem hebraica (Dawid, Dawídh) e significa «querido», «amado», «predileto».

8. Dom: é a abreviação do sobrenome escocês Domnhall, que siginifica «senhor do mundo». Significa também «dádiva», «presente de Deus». A palavra «dom», em português, quer dizer também talento, habilidade especial.

9. Enzo: quer dizer «gigante», «vencedor» e «príncipe do lar»; a origem não é totalmente pacificada, sendo atribuída a variantes em latim, italiano e alemão.

Jen Dunham/shutterstock

10. Eric: está relacionado às simbologias da águia: vitória, poder e autoridade. Tais noções são explicadas pela possível origem germânica do nome (Erarich, que quer dizer «aquele que reina como a águia»).

11. Gael: não há origem certa e nem significado totalmente coeso, mas o sentido mais aceito é «abençoado», «generoso».

12. Hélio: tem origem no grego (Helios) e era o nome da divindade do sol na mitologia grega.

MIA Studio/Shutterstock

13. Heitor: também de origem grega (Héktor); significa “aquele que aguenta”, relacionando-se à virtude da tenacidade. Heitor era o nome de um príncipe de Troia que participou na Guerra de Troia; na Iliada, de Homero, foi representado como um valoroso herói.

14. Iago: variação galesa e espanhola do nome Jacó, originário do hebraico Yaaqobh, que significa «calcanhar».

15. Ian: é uma variação gaélica escocesa para o nome João, derivado do hebraico Iohanan ou Yehokhanan. Significa «presente ou graça de Deus».

Iren_Geo/Shutterstock

16. Iuri: uma das origens atribuídas ao nome é hebraica (Uri); quer dizer «a luz de Deus». É também um diminutivo russo para o nome Jorge, de origem grega (Geórgios) e significa «agricultor», «aquele que trabalha com a terra».

17. Leoni: o nome aparece tanto como feminino, quanto masculino. Relaciona-se com a palavra «leão», simbolizando alguém tão valente quanto esse felino.

18. Liam: diminutivo irlandês para o nome William e significa «aquele cuja vontade é proteger».

Yuri Chen/shutterstock

19. Lucas: vem do grego Loukás, apelido de Loukanós, e significa «luminoso» ou «iluminado».

20. Martin: significa «guerreiro». De origem latina (Martinus), este nome está relacionado a Marte, deus romano da guerra.

21. Nero: era o nome de um famoso imperador romano. Tem origem no latim e indica força, coragem e valentia.

AleksandarNakic/istock

22. Noah: é «Noé» em inglês e significa «aquele que tem vida longa».

23. Omar: considerada a origem árabe (ámara) deste nome, seu significado é «aquele que tem uma vida longa» ou «homem cheio de vida». Há também a origem germânica (otmar), na qual o nome significa «ilustre pela riqueza».

24. Otto: tem origem germânica e indica riqueza e prosperidade.

Chernikovy Sisters / Shutterstock

25. Pedro: de origem grega (Pétros), significa «pedra», rochedo» e, assim, está ligado a noções de força, resistência e firmeza.

26. Rael: possivelmente, se origina de uma diminuição do nome Israel, que vem do hebraico e quer dizer «Deus sustentou». Outro significado é «príncipe de Deus».

27. Ravi: tem origem no sânscrito e significa «o sol», carregando consigo a simbologia desse astro (luz, poder,etc).

Patryk Kosmider/Shutterstock

28. Rui: quer dizer «famoso pela glória»; é de origem germânica (derivado do nome Roderick).

29. Téo: é uma abreviação de Teodoro; possui origem grega (théos) e significa «Deus».

30. Thór: na mitologia nórdica, era o deus do trovão. Está relacionado às ideias de força e proteção.

Zoia Kostina/shutterstock

31. Tom: diminutivo de Tomas, cuja origem é aramaica (ta'oma'); significa «gêmeo».

32. Vitor: quer dizer «vitorioso», «vencedor». Sua origem é latina.

33. Zion: pronuncia-se «Zaion» e é equivalente a Sião, em português. Na Bíblia, é o nome da terra prometida dos judeus; a palavra também é usada para se referir a Jerusalém. Está ligado às noções de algo sagrado.

Nomes curtos para meninas

pixelheadphoto digitalskillet/Shutterstock

1. Agnes: de origem latina, significa «pura», «casta», «dócil».

2. Alice: nome bastante popular na França e na Inglaterra, Alice significa «de qualidade nobre». As representações de “defensora” e “protetora” também são atribuídas a esse nome.

3. Ana: o nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer «graciosa, cheia de graça». O nome feminino, que reflete o sentido de dádiva ou oferta, foi bastante popular durante o Império Bizantino e Idade Média.

Por Lopolo/ShutterStock

4. Angel: é a variação espanhola ou inglesa para Ângela ou Ângelo e significa «mensageira dos deuses».

5. Bela: pode ser considerado o diminutivo de Isabela e significar «casta», «pura» ou «consagrada de Deus». Mas também ganha o significado do adjetivo bela, em português, que quer dizer «formosa» ou «bonita».

6. Bia: de origem grega (bías), quer dizer «forte», «poderosa». Pode ser considerado também um apelido para Beatriz – que deriva do latim Beatrice e significa «feliz»- ou de Bianca, que tem origem italiana e significa «branca».

Natalia Kirichenko/Shutterstock

7. Brenda: possivelmente, o nome tem origem escocesa e significa «pequeno corvo fêmea».

8. Cléo: do grego kléos, significa «glória», «revelação». Pode ser também um diminutivo para Cleópatra, que também tem origem grega (Kleopatra) e quer dizer «a glória do pai».

9. Dara: normalmente relacionado à sabedoria, o nome Dara tem muitas origens: na língua hebraica significa «misericórdia». Em persa, significa «rico» e em Khmer (idioma oficial do Camboja) quer dizer «estrela». Já em irlandês, tem o significado de «árvore de carvalho».

Katrina Elena/ Shutterstock

10. Elis: com diversas origens, esse nome quer dizer «de linhagem nobre», «o Senhor é meu Deus», «Deus é salvação».

11. Eloá: antes muito usado em meninos, o nome passou a ser mais popular entre o sexo feminino por causa da terminação «a». Com simples sonoridade, o nome não significa nada menos do que «Deus», que tem como origem Eloah, do hebraico.

12. Emma: surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1002: a rainha da Normandia chamava-se Emma, nome que acabou se tornando muito popular na região. É um terminologia feminina teutônica e significa “todo”, “universal”.

NadyaEugene/Shutterstock

13. Ester: significa «estrela» e tem diversas origens, entre elas o hebraico (Esther) e o latim (Stella).

14. Eva: o nome Eva tem origem no hebraico (Haww’ ou Havah) e quer dizer «ela viveu», «a que vive”, “dá vida”, “a vivente». É nome da personagem bíblica relatada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, como a primeira mulher da humanidade, criada por Deus.

15. Flora: era a deusa das flores e da primavera na mitologia romana. Tem significado relacionado a uma pessoa «florida», cheia de cores e de bem com a natureza.

Vivid Pixels/Shutterstock

16. Gaia: é a «Mãe Terra» na mitologia grega. O nome indica uma mulher forte, dona do mundo e com grande capacidade geradora.

17. Iara: de origem indígena, quer dizer «mãe d'água», «senhora das águas», «a beleza das águas» ou «dominadora».

18. Isis: nome da deusa egípcia da fertilidade e da maternidade, símbolo feminino e matriarcal. A versão grega deste nome significa «eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém».

Flashon Studio/shutterstock

19. Ivy: tem origem no inglês (Ivi, Yvi), que significa «hera», nome de uma planta do tipo trepadeira.

20. Lia: significa «vaca selvagem» (do hebraico, Leah) ou, para os gregos, «aquela que é portadora de boas notícias». Outros significados indicam «aquela que tem olhos doces».

21. Lis (ou Liz): a flor-de-lis era um símbolo da realeza francesa que indicava poder, soberania e lealdade.

Henry Olden/Shutterstock

22. Lívia: significa «clara», «pálida», «lívida». É a versão feminina de Lívio, de origem latina (liviu).

23. Luma: o nome provavelmente é uma variação de Luna, que significa «lua» ou «brilhante» com origem no latim. O nome seria ainda atribuído à deusa romana da lua.

24. Maia: o significado é «grande”, «mãe», «aquela que dá a vida». Também remete à Deusa da mitologia grega que reinava na primavera, deu origem ao nome do mês de maio e indica fertilidade da terra e a possibilidade do renascimento.

ucchie79/Shutterstock

25. Maria: é um dos nomes mais populares para meninas. O significado é «senhora soberana» ou «a pura».

26. Mel: significa “dócil”, “suave”, provavelmente derivando do grego meli ou do latim mel.

27. Mia: vem do escandinavo, fazendo referência a uma forma reduzida de Maria. Quer dizer “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?” e indica paciência, sensibilidade e força.

Ahturner / Shutterstock

28. Nina: era o nome da deusa da fertilidade na Assíria e na Babilônia. Tem o significado de «graciosa» e «protetora da fertilidade e dos mares».

29. Olga: deriva do escandinavo (Halag) e significa «consagrada a Deus», «santa, «sublime».

30. Paula: tem origem no latim (Paullus) e quer dizer “pequena”, “de baixa estatura” ou «delicada».

Patryk Kosmider/Shutterstock

31. Rosa: faz referência à flor homônima e tem o sentido de «bela flor».

32. Thaís: este nome tem origem grega e significa «contemplada pela sua formosura» ou «contemplada pela sua formosura».

33. Zoe: de origem grega, significa «vida» ou «cheia de vida», representando, assim, alguém que vive a vida com alegria e intensidade.

Nomes para bebês que são tendência

Источник: https://www.vix.com/pt/maes-e-bebes/567666/66-nomes-curtinhos-lindos-e-com-significados-muito-especiais-para-meninos-e-meninas

W, Y, Z: 12 nomes de bebês graciosos que começam com letras incomuns

Nomes do menina   de origem Grego com 5 letras

Existem nomes que caem na graça dos pais e continuam fazendo sucesso – e ocupando o ranking dos mais escolhidos – ano após ano, como Arthur, Alice e Miguel. E não dá para negar que eles são mesmo clássicos e belos, né?

Mas na procura por opções mais singulares e com poucos registros no país, algumas famílias preferem buscar inspirações de lugares diferentes: como na nomenclatura de pedras preciosas, nos personagens da mitologia grega ou até mesmo nos astros.

E se a proposta for ousar, dá ainda para apostar em grafias pouco frequentes, como a dos nomes que começam com letras do finzinho do alfabeto – mais especificamente W, Y e Z. O pequeno pode até não ser o primeiro na lista da chamada, mas será chamado de forma especial, sem falar dos significados bonitos dos termos que separamos. Dá uma olhada:

1. William

O nome, que já era popular em países de língua inglesa, ficou ainda mais em alta pela figura do príncipe da realeza britânica, o Duque de Cambridge. Confira mais opções que fazem sucesso no Reino Unido.

E se a relação com o trono não te conquistou, te mostramos mais um ponto forte da nomenclatura: ela pode ser traduzida como “protetor decidido” ou então fazer referência a Vili, o deus da sabedoria na mitologia nórdico-germânica. Só características representativas!

2. Wendy

Impossível negar: os nomes vindos da literatura e dos contos de fadas costumam virar tendência! Se estiver num filme da Disney então, aí é sucesso na certa! Por isso você deve se lembrar de Wendy, a menina de imaginação fértil que embarca na jornada pela Terra do Nunca com os irmãos e com Peter Pan, o garoto que nunca cresce.

A maior coincidência é que, de origem inglesa, a nomenclatura pouco usual quer dizer “fada” ou então “moça abençoada”, se considerarmos sua origem céltica. Encanto é o que não vai faltar na criança que for batizada assim!

3. Wesley

Formado pelos elementos “wes”, que significa “oeste”, e “leah”, que quer dizer “campo”, Wesley costuma ser traduzido como “natural da campina do oeste” ou então “aquele que veio do ocidente”. Apesar de sua origem inglesa, o termo é um daqueles que fica lindo em qualquer idioma!

E para os fãs de Harry Potter, ainda lembra a sonoridade da querida família Weasley, amigos do bruxinho famoso.

4. Willow

Não tão frequente no país, a opção não deixa de ser uma forma autêntica e charmosa de registrar o pequeno. Ainda mais se depois vocês contarem para ele que a tradução do nome é “salgueiro”, árvore de ramos delicados associada a características como graciosidade e cura, já que era muito utilizada antigamente para tratar de doenças.

Um outro ponto alto de Willow é que ele funciona bem tanto para meninas quanto para meninos (sim, nomes unissex estão na moda!) e foi inclusive como o ator Will Smith chamou a sua filha.

5. Yara

Encontrado também iniciando com a letra “i”, este é um nome bastante popular no território brasileiro. Isso porque sua origem é tupi, sendo traduzido como “senhora” ou “mãe d’água”.

A simbologia é, claro, inspirada na tradição folclórica, já que Yara é como se chama uma sereia que habita os rios e hipnotiza com sua magia.

Continua após a publicidade

6. Yuri

Yuri é um daqueles nomes curtinhos que, além de querido pelos pais, possui correspondência em várias culturas. Ele pode ser considerado a forma russa do nome Jorge, que por sua vez é grego e significa “agricultor”, ou então significar “lírio” para os japoneses.

Há ainda a possibilidade do termo ter surgido a partir de “Uri”, que quer dizer “a luz de Deus”. Ótima opção para as famílias religiosas, hein?

7. Yasmin

De pronúncia delicada, o nome surgiu do termo árabe que designa a flor que chamamos de jasmin. Por ser uma espécie originária da Ásia e bastante usada na confecção de perfumes, a pessoa registrada assim carrega também atributos de delicadeza e feminilidade.

Se você gosta da inspiração floral para os nomes, vai gostar desta listinha que fizemos de primavera.

8. Yumi

Mais um que traz charme em sua escrita é Yumi. Derivado do japonês, o nome tem seu significado associado à beleza e à abundância, mas como os kanjis (ideogramas da língua japonesa) permitem diferentes traduções, alguns estudiosos dizem que o termo também pode ter relação com a palavra “razão”.

Sem falar que é uma ótima forma de honrar a ancestralidade da família, né? Veja aqui outros nomes japoneses que carregam belas simbologias!

9. Yanna

“Agraciada por Deus” ou “Deus é cheio de graça”. Se a ideia é transmitir a religiosidade para a certidão de nascimento da filha, temos aqui uma forte concorrente!

Além das traduções derivadas do hebraico, a palavra também pode se referir a Ayana, um nome de origem africana que significa “flor bonita”. No Brasil, uma das personalidades chamadas assim é a atriz Yanna Lavigne.

10. Zoe

O nome ganhou popularidade por ter sido a escolha da apresentadora Sabrina Sato para a sua filha e também pelo seu significado grandioso, já que quer dizer “vida”. Veja mais nomes que trazem esperança no significado.

No Brasil, ele ainda é encontrado como Zoé, e possui até data própria: em 5 de julho comemora-se o dia de Santa Zoe, uma mártir cristã.

11. Zyan

A escolha incomum veio da apresentadora Giovanna Ewbank para o seu terceiro filho com o ator Bruno Gagliasso. Embora pouco encontrado no Brasil, Zyan possui um significado bastante emblemático, podendo ser considerado uma variação de “Zion”, que remete à terra prometida citada na Bíblia.

Além disso, pela semelhança na forma escrita, o termo também pode ser associado ao nome “Zayn”, cuja origem é árabe e quer dizer “belo e gracioso”.

12. Zara

Derivado de uma palavrinha árabe, o nome quer dizer “princesa” ou então “moça de linhagem nobre”. Há quem diga também que Zara pode ter vindo de “Zahrah”, que tem como tradução “flor”. Fofo, né?

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

Continua após a publicidade

  • nomes de bebê
  • Nomes de Bebês

Источник: https://bebe.abril.com.br/familia/w-y-z-12-nomes-de-bebes-graciosos-que-comecam-com-letras-incomuns/

Nomes de bebê 2021

Nomes do menina   de origem Grego com 5 letras

Você mamãe que iniciou a gestação a partir de março de 2020, seu bebê virá ao mundo em 2021 e já é hora de começar a pensar no nome do bebê.

Segundo a Obstetra Mariana  (CRM-MG 51700), os pais que começam a chamar o bebê pelo nome desde o ventre da mãe, acaba auxiliando para uma ligação mais forte entre a mamãe/papai e o bebê, você pode conversar com ele já chamando-o pelo nome.

Realmente pode parecer uma tarefa difícil e realmente não é fácil, mas não se preocupe, em meio a tantos nomes o escolhido chegará até você de modo leve, provavelmente através do significado do nome. Hoje em dia o que mais influencia na escolha do nome perfeito é o seu significado, todos nós queremos um nome forte e que seu significado seja repleto de coisas boas.

Por isso assim como em 2019 e 2020, a Lá Vem Bebê listou para vocês 55 lindas inspirações de nomes de bebê – com significados, que serão tendência em 2021. Confira!

Nomes de bebê 2021: meninas

Alice: origem francesa, significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

Agatha: surgiu a partir dos nomes gregos Agathe e Agathós, significa “boa, perfeita, respeitável, virtuosa”

Belinda: Significa “serpente incitada”, “serpente provocada” ou “bela e linda”.

Chloe: é a versão inglesa e em latim de Cloé que significa “erva esverdeada”, “broto verde”, “folhagem nova, viçosa”.

Emma: Tem origem no germânico e significa “todo”, “universal”.

Eva: de origem hebraica, seu significado é a que vive”, “a vivente”.

Filipa: origem grega, significa “a amiga dos cavalos” e é a variante feminina do nome Filipe ou Felipe.

Greta: forma encurtada do nome Margarida, que surgiu no latim através do grego margarítes, que significa  “pérola”.

Hanna: Significa “graciosa” ou “cheia de graça”; “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”; “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

Íris: origem grega, significa “mensageira”, “a que leva mensagens pela palavra” ou “arco-íris”.

Isis: Deusa suprema. Mulher muito inteligente e de bom caráter, que consegue se comunicar com facilidade.

Jade: tem origem a partir do latim ilia, que quer dizer “pedra do flanco”, “pedra do lado” ou “pedra preciosa”.

Lana: Significa “minha criança”, “pedra”, “harmonia”, “bela”, “a reluzente”, “a que flutua”, “luz” ou “mundo”.

Lara: Senhora das águas, é a beleza tentadora das águas.

Leonor: origem a partir do francês antigo, significa “a luminosa”, “luz” ou “tocha”.

Léia: nome tem origem a partir do hebraico Leah, que significa “vaca selvagem”.

Luna: tem origem a partir do latim, significa “Lua”, “a iluminada”, “a feminina”.

Louise: tem origem no germânico, significa “combatente gloriosa”, “guerreira famosa” ou “famosa na guerra”.

Maitê: Significa “amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

Mia: diminutivo escandinavo do nome Maria, significa “senhora soberana”, “vidente”, “a pura” ou “estrela do mar”.

Nora: tem origem norueguesa, significa “a reluzente”, “a resplandecente”

Raquel: origem hebraica, significa “ovelha”, “mulher mansa” ou “a pacífica”.

Ravena: Significa “corvo”, “inteligente”, “sábia”.

Sarah: origem hebraica, significa “filha do rei”, “princesa”, “dama” ou “donzela”.

Sophia: nome de origem grega, significa “sabedoria” e “sabedoria divina”.

Valentina: variante feminina de Valentim, Valentino, o qual tem origem no latim, significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

Nomes de bebê 2021: meninos

Anthony: nome largamente utilizado no idioma inglês, significa “valioso”, “de valor inestimável”, “digno de apreço”.

Ângelo: origem no grego, significa “mensageiro”, “anjo”.

Ben: abreviação de Benjamin e Benedito. Surgindo a partir do hebraico ben, que significa literalmente “filho”.

Benjamin: Do hebraico, filho da mão direita, filho da felicidade.

Bento: variante do nome Benedito, significa “abençoado”, “bendito”, “louvado”, “aquele sobre quem se fala bem”.

Brayan: origem gaélica, significa “monte”, “colina”, “homem alto”, “homem nobre”, “homem forte”, “homem virtuoso”.

Dominick: variação do nome Dominic. Significa “do Senhor”, “o que pertence ao Senhor”.

Enzo: Significa “senhor do lar”, “príncipe do lar”, “governante da casa”, “gigante”, “o que vence”, “vencedor”

Gael: Significa “belo e generoso”; “de origem irlandesa”; “o que protege” ou “o protegido”.

Hector: variante francesa e inglesa de Heitor que significa “o que guarda”, “o que retém”, “o que possui”.

Henri: nome inglês de origem germânica, significa “o governante da casa”, “o que manda em casa”, “príncipe do lar”.

Hugo: tem origem no germânico, que significa “coração”, “espírito”, “mente”.

Ícaro: nome derivado do grego Ikaros, que significa “o seguidor”.

Joaquim: origem hebraica, significa “Jeová estabeleceu” ou “Deus estabeleceu”.

Johnny: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Levi: origem hebraica, significa “ligado”, “unido” ou “vinculado a alguma coisa ou alguém”.

Logan: nome a partir do gaélico escocês, quer dizer “pequeno espaço oco, pouco espaço vazio”.

Lucca: variante italiana do nome Lucas, significa “habitante da Lucânia” ou “aquele que pertence a luz”, “o luminoso”.

Matteo: variante italiana de Mateus, nome cuja origem é hebraica, significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”

Noah: nome inglês e bíblico, com significado de “descanso, “repouso”, “de longa vida”.

Oliver: nome origem no francês antigo Olivier, da palavra latina oliva, que significa “oliveira”, referente à árvore que produz azeitonas.

Pietro: versão italiana do nome Pedro, significa: “pedra”, “rochedo” ou “firme”.

Ravi: origem no nome sânscrito Ravi, significa “o Sol”.

Ryan: surgiu a partir do irlandês e significa “pequeno rei”.

Téo: origem no nome grego théos, que significa “deus”.

Theodoro: nome de origem grega, que significa “presente de Deus”, “dádiva divina”.

Valentin: versão francesa e alemã do nome Valentino, o qual tem origem no latim, que significa “valente”, “forte”, “vigoroso”, “cheio de saúde”.

Yan: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Zion: nome bíblico que significa “terra prometida”.

Gostou das sugestões de nomes de bebê 2021? Clique aqui e veja alguns cuidados valiosos para não errar nessa escolha e se ainda não sabe o sexo do bebê, não deixe de fazer um chá de revelação para tornar a notícia ainda mais especial. Confira nossas dicas para organizar o evento!

Источник: https://www.lavembebe.com.br/blog/nomes-de-bebe-2021/

52 nomes africanos femininos e masculinos para o seu bebê – Geledés

Nomes do menina   de origem Grego com 5 letras

no Dicionário de Nomes Próprios

Devido a isso, é muito diverso culturalmente, possuindo cerca de 2 mil línguas e dividido em 2 regiões principais: África do Norte e África Subsaariana.

Se você quer saber mais sobre nomes africanos, simplesmente descobrir o significado do seu nome ou escolher algum deles para o seu bebê, então vem adentrar nesse universo!

São 52 ótimas sugestões de nomes femininos e masculinos, muitos de origem africana e outros provenientes da colonização e da aculturação.

1. Zuri

A partir da língua suaíli, presente principalmente na África Oriental, esse nome significa “linda”, “bonita”.

Uma personalidade conhecida que o carrega é a repórter Zuri Hall.

2. Amara

Mais um nome feminino que possui um lindo simbolismo, ele tem origem na língua Igbo, tradicional da Nigéria, e significa “graça, misericórdia”.

3. Chiamaka

Também com origem a partir da língua Igbo, esse nome feminino significa “Deus é lindo”.

Uma personalidade famosa que o carrega é a jogadora de futebol Chiamaka Nnadozie.

4. Ayana

Esse nome carrega uma sonoridade leve e feminina, tem origem na língua amárica da Etiópia e significa “linda flor”. Tão delicado para uma menina, não é mesmo?

5. Ayo

Como um nome curtinho, ele é usado tanto para meninas quanto meninos, surgindo a partir da língua iorubá, da Nigéria.

Significa “alegria”, “felicidade”.

6. Fayola

Também surgindo a partir do iorubá, significa “sorte caminha com honra”.

7. Bintu

Como um nome com uma sonoridade mais diferente, ele é popular em países africanos como Costa do Marfim e Senegal.

Significa “bonita”.

8. Dalji

Com origem na língua suaíli, significa “caminhe graciosamente”. Um nome carinhoso para uma menina.

9. Eno

Esse nome tem origem a partir de outra língua da Nigéria, que se chama efik, também sendo unissex.

Significa “dádiva”, “presente”.

10. Jendayi

A origem desse nome é incerta, pode ter surgido no Egito, significando “agradecida”.

11. Jafari

Um nome masculino que apresenta uma sonoridade forte e surge a partir da língua suaíli, significando “digno”.

12. Adisa

Esse nome masculino tem origem a partir da língua akan, uma das mais faladas em Gana, e significa “nos ensinará”.

13. Adeben

Esse nome não apresenta uma origem certa, significando “décimo segundo filho”.

14. Bomani

Sendo um nome masculino diferente, ele apresenta um simbolismo firme, significando “guerreiro”.

15. Aren

Com a probabilidade de ter surgido na Nigéria, esse nome masculino significa “águia”.

16. Danso

Também surgindo a partir da língua akan de Gana, Danso é um nome masculino que significa “confiante”, “seguro”.

17. Dume

Com origem no país africano Quênia, esse nome significa “o touro”.

18. Kwame

Mais um nome masculino que é proveniente da língua akan, ele significa “nascido no sábado”.

Personalidades famosas que o carregam são o revolucionário e político africano Kwame Nkrumah e o ex-basquetebolista Kwame Brown.

19. Erasto

Provavelmente esse nome masculino surgiu na África Oriental e significa “homem da paz”, um lindo simbolismo para um menino, não é mesmo?

Uma pessoa conhecida que o possui é o músico Erasto Vasconcelos.

20. Jawari

Esse nome masculino provavelmente tem origem no país Senegal e significa “paz amorosa”, um lindo simbolismo.

Nomes iorubás

Como uma língua ou idioma africano, ela possui mais de quatro mil anos, estando presente em diversas palavras brasileiras.

É falada na África Ocidental, principalmente em países como Nigéria, Benim e Togo.

21. Abayomi

Esse nome provavelmente significa “nascida para me trazer alegria e felicidade”.

É um nome muitas vezes considerado unissex.

22. Adenike

Sendo um nome feminino que provém da Nigéria, ele significa “a coroa é amorosa, afetuosa” ou “a coroa deve ser estimada”.

23. Aina

Como um nome curto e suave, ele significa “nascida com o cordão umbilical em volta do pescoço”.

É um nome muito comum no Japão também.

24. Ebunoluwa

Esse nome feminino apresenta um lindo simbolismo, significa “presente de Deus”.

25. Dolapo

Sendo mais diferentão para uma menina, esse nome significa “bênçãos e felicidades misturadas”.

Uma personalidade conhecida que o carrega é a cineasta nigeriana Dolapo Adeleke.

26. Monifa

Como um nome feminino que tem uma simbologia de prosperidade, ele significa “eu tenho sorte”.

Uma pessoa famosa que possui esse nome é a modelo e ex-miss Curaçao, Monifa Jansen.

27. Akin

Como um nome difundido em várias culturas, a partir do iorubá ele significa “o corajoso”, “guerreiro”, “herói”.

28. Adelowo

Esse nome masculino provavelmente significa “a coroa tem honra”, “a coroa tem respeito”.

29. Kayin

Esse nome significa “criança muito aguardada” ou “criança muito celebrada”, lindo simbolismo para um bebê, não é mesmo?

30. Isaach

Provavelmente é a versão iorubá do nome em português Isaque, o qual tem origem no hebraico Itshak ou Yitzháq, derivado da palavra tzaháq, e significa “riso“, “ele ri” ou “filho da alegria“.

Um ator conhecido que o carrega é o costa-marfinense Isaach de Bankolé.

31. Efunsegun

Esse nome masculino significa “criança de Obatalá”, sendo este o orixá mais velho, o primeiro a ser criado, o pai de todos.

32. Leke

Provavelmente esse nome masculino significa “triunfo”, “sucesso”.

Nomes afro-brasileiros

Nós separamos alguns nomes que foram originários da fusão África-Brasil ou que simplesmente são de origem africana e se popularizaram entre os brasileiros.

33. Dandara

Uma importante personalidade histórica, uma líder nata, que lutou pela libertação dos escravos no Brasil, foi Dandara, a mulher de Zumbi dos Palmares.

Há a probabilidade do seu nome ter sido uma criação brasileira, significando “princesa guerreira” ou “princesa negra”.

34. Cleopatra

Sendo o nome da mais importante rainha do Egito, ele também se popularizou no Brasil.

A partir no nome grego Kleopatra, composto pelos elementos kléos, que quer dizer “glória, revelação” e patros, que significa “do pai”, fica com o significado de “a glória do pai”.

35. Núbia

Também como um nome egípcio, ele se tornou bastante popular no Brasil. Surgindo através do latim Nubae, significa “ouro”, “dourada”, “perfeita como o ouro“.

Personalidades famosas que o carregam são a modelo Núbia de Oliveira e a cantora Núbia Lafayette.

36. Nilo

Sendo o nome do rio de maior extensão do mundo, localizado no continente africano, ele abrange aproximadamente dez países.

Com várias origens, o nome pode ter surgido a partir das palavras itrw (egípcia), yor (hebraica) e potamós (grega), significando “o rio”.

37. Simba

Esse nome se tornou popular no Brasil por conta da animação “O Rei Leão” (1994). Apesar de não ser muito usado como nome próprio aqui, tem um firme simbolismo.

Com origem africana significa “força“, “leão“.

38. Adofo

Sendo um nome africano que acabou por chegar ao Brasil, apesar de não ser tão popular, ele tem origem a partir da língua akan de Gana.

Significa “quem ama”.

Nomes angolanos

Localizado no ocidente da África, a Angola possui como língua oficial o português, além de diversos dialetos, como, por exemplo, o umbundo, o quimbundo e o quicongo, os quais deram origem a diversos nomes próprios.

É importante destacar que muitas vezes os nomes próprios originados a partir dos dialetos são unissex, usados tanto para meninas quanto para meninos.

39. Lueji

Esse nome, que em alguns lugares é usado para meninas e meninos, ficou conhecido por causa da imperatriz Lueji A’Nkonde, rainha de Lunda, região da Angola.

Pode ter o significado de “rainha”.

40. Kieza

Provavelmente esse nome tem origem a partir do quimbundo e significa “a que chega”.

41. Dyami

Não se sabe o significa ao certo desse nome, provavelmente quer dizer “águia”. É usado com a mesma frequência para meninas e meninos.

42. Luena

Há a probabilidade desse nome feminino ser uma variante gráfica de Luana, significando “a reluzente”; “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa”; “calma”, “relaxada”, “descansada”.

43. Azekel

Esse nome masculino significa “rezando ao senhor”.

Uma personalidade conhecida que o carrega é o cantor Azekel Adesuyi.

44. Felizardo

Provavelmente surgindo através da língua portuguesa, significa “indivíduo muito feliz”, “indivíduo que tem sorte”. É uma adaptação de um substantivo para nome próprio.

45. Kambami

Tem origem através do quimbundo e significa “o filho que fala pelo pai”.

46. Yellen

Com origem no umbundo, provavelmente significa “brilhou”, “alvoreceu”, “raiou”.

Nomes haitianos

Apesar do Haiti não se localizar no continente africano, mas sim nas Américas, especificamente no Caribe, as suas raízes estão entrelaçadas à África.

Tendo sido uma colônia da França, os primeiros escravos foram trazidos à força de países como Nigéria, Senegal, Congo, Gana, entre outros.

A língua oficial do Haiti é o crioulo haitiano, que tem influência do francês. Outros dialetos presentes são o fablas e o plateau.

47. Widelene

Surgindo a partir do crioulo haitiano, provavelmente deriva de nomes que começam com as palavras wood, que significa “madeira” ou wide, que quer dizer “largo”, “grande”.

48. Lovelie

Esse nome pode ser uma variação do nome Lovely, significando “adorável”, “encantadora”, lindo simbolismo para uma menina, não é mesmo?

49. Darline

É provável que esse nome seja uma variante de Darlene, a qual tem origem com a junção da palavra em inglês darling, que significa “querida”, “amada”, com o sufixo lene.

50. Emmanuel

Sendo a versão francesa do nome Emanuel, ele tem origem a partir do termo hebraico Immanuel, composto pelos elementos immánu, que significa “conosco”, e El, que quer dizer “Deus” ou “Senhor”.

Significa “Deus (está) conosco“, um lindo nome religioso.

51. Wilson

Sendo um nome de origem inglesa, ele é a junção de Will (diminutivo de William que corresponde a Guilherme, em português) e da palavra son, que quer dizer “filho”.

Fica com o significado total de “filho de William”, “filho de Guilherme”, “filho daquele que protege”, “filho daquele que é capaz de proteger”, “filho do protetor corajoso”.

52. Gerard

Sendo a versão francesa do português Gerardo, esse nome é composto pelos elementos germânicos ger, que significa “lança” e hard, que quer dizer “corajoso”, “resistente”. Fica com o significado de “corajoso na lança”, “resistente na lança”.

Uma personalidade haitiana importante que o carrega é o engenheiro elétrico e físico Gerard A. Alphonse.

Nomes jamaicanos de origem rastafári

Você está procurando nomes jamaicanos de origem rastafári? Então confere também os 20 nomes mais lindos de origem Rastafári e os seus significados.

Lembrando que assim como o Haiti, a Jamaica é um pedaço da África localizada nas Américas, com cerca de 90 por cento da população descendente de africanos.

África e sua diásporanome africano

Источник: https://www.geledes.org.br/52-nomes-africanos-femininos-e-masculinos-para-o-seu-bebe/

70 nomes bíblicos femininos poderosos e seus significados

Nomes do menina   de origem Grego com 5 letras

iStock

Por Cristiane Ckless
Atualizado em 24.11.20

A escolha do nome do bebê é um dos momentos mais difíceis na maternidade, não acha? Porque diante de tantos nomes lindos e incríveis, a dúvida é muito grande.

Muitas mães e pais religiosos optam por escolher nomes bíblicos femininos para suas pequenas pois, além de bonitos, têm significados profundos e importantes.

Foi pensando nisso que resolvemos sugerir para você algumas boas dicas de nomes de origem bíblica para meninas. Dos mais populares aos mais diferentes, são muitas opções e seus devidos conceitos!

Nomes bíblicos femininos mais populares

iStock

1. Abigail: do hebraico, significa “alegria do pai”;
2. Ada: do hebraico, significa “o Senhor concedeu benefícios”;
3. Adriele: do hebraico, significa “rebanho de Deus”;
4. Alexandra: do grego, significa “auxiliar dos homens”;
5.

Alice: de origem fenícia, significa “A verdadeira”;
6. Ana: do hebraico, significa “cheia de graça”;
7. Areta: do grego, significa “virtude”;
8. Ariel: do hebraico, quer dizer “leão de Deus”;
9. Ava: do hebraico, signinifica “água”;
10.

Berenice: do grego: “vitoriosa”;
11. Dalila: do hebraico, quer dizer “mulher”dócil”;
12. Damáris: do grego, quer dizer “bezerra”, “novilha” ou “esposa”;
13. Diana: do latim significa “divina”;
14. Diná: do hebraico significa “aquela que foi julgada”;
15.

Elisa: de origem hebraica, quer dizer “Deus é abundância”;

Veja também 5 dicas para não errar na escolha do nome do bebê

iStock

16. Ester: do hebraico, quer dizer “estrela”;
17. Eunice: do grego, significa “grande vitória”;
18. Eva: do hebraico, significa “vida” ;
19. Gabriela: do hebraico, significa “Enviada De Deus”;
20. Ieda: hebraico, significa “favo de mel”;
21.

Inês: do hebraico, quer dizer “a casta”;
22. Isabel: nome bíblico, quer dizer ”Que Se Dedica A Deus”;
23. Jéssica: do hebraico, quer dizer “abraçada pelo senhor”;
24. Joana: do hebraico, significa Deus é gracioso;
25.

Laura: do latim, significa “Coroa de folhas de louro”;
26. Lia: do hebraico, significa “vaca selvagem”;
27. Lorena: do grego, quer dizer “Energia e força”;
28. Madalena: do hebraico, significa “Cidade De Torres”;
29.

Manuela: do hebraico, significa “Deus conosco”;
30. Maria: do hebraico, significa “mulher soberana”;

iStock

31. Marta: do aramaico, significa”patroa”;
32. Nicole: do hebraico, “vitória do povo”;
33. Noêmia: origem hebraica, significa “flor do Belo”;
34. Penha: do hebraico, significa “montanha”;
35. Priscila: significa “pequena idosa”;
36.

Rafaela: do hebraico, significa “curada por Deus”;
37. Raquel: de origem hebraica, quer dizer “a pacífica”;
38. Rebeca: do hebraico, significa “Progenitora de Jacó”;
39. Rute: de origem hebraica, quer dizer “bela companheira”;
40.

Samanta: do aramaico, quer dizer “aquela que ouve”;
41. Sara: do hebraico, significa “senhora”;
42. Simone: do hebraico, quer dizer “aquela que ouve”;
43. Sophia: do latim, quer dizer “a sábia”;
44. Talita: do hebraico, significa criança;
45.

Verônica: do hebraico quer dizer “imagem verdadeira”.

Nomes bíblicos femininos diferentes

iStock

46. Agar/Hagar: do hebraico, quer dizer “estrangeira”, “fuga”, “aquela que escapou”;
47. Ayla: do latim, significa “luz da lua”, “luar”;
48. Arza: do hebraico, significa “vegetação de cedro”;
49. Ariela: do hebraico, também quer dizer “leão de Deus”;
50.

Betânia: do hebraico, siginifica “casa de tâmaras”;
51. Betel: do hebraico, significa “casa de Deus” ou “morada do Senhor”;
52. Cloé: do hebraico, significa “folhagem nova, viçosa”;
53. Drielle: quer dizer “rebanho de Deus”;
54. Efrata: do hebraico, quer dizer “honra”;
55.

Elisama: do hebraico, significa “Deus ouviu”;
56. Ellie: do hebraico, significa “luz”;
57. Hanâni: do hebraico, compaixão de Deus”;
58. Holda: do hebraico, que fazia previsões em jerusalém;
59. Ionice: do hebraico, significa “aquela que alcança muitas vitórias”;
60.

Jemime: do hebraico, significa “pomba”;

iStock

61. Nyanni: de origem hebraica, quer dizer “presente de Deus”;
62. Odaleia: do hebraico, significa “mulher afortunada”;
63. Safira: nome bíblico, significa ”Pedra Preciosa Na Cor Azul Celeste”;
64. Sarai: do hebraico, significa “princesa”;
65.

Yanis:do hebraico, quer dizer “presente de Deus”;
66. Yoná: do hebraico, significa “pomba”;
67. Zane: do hebraico; “Presente Gracioso A Deus”;
68. Zakia: do hebraico; significa “ pureza”;
69. Zara: do hebraico, quer dizer”luminosidade”;
70.

Zerlinda: do hebraico, “Lindo Amanhecer”.

Veja também Nomes de bebê: ideias fofas para facilitar sua escolha

São muitas opções maravilhosas para você batizar sua princesa, e que tal apresentar sua escolha com estilo? Aprenda como organizar uma festa de batizado!

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/nomes-biblicos-femininos/

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: