Nomes do menina de origem Russo

24 nomes de origem russa para quem quer opções bem diferentes para meninas

Nomes do menina   de origem Russo
katrinaelena vía iStock

Para os papais que querem fugir do comum e escolher algum nome diferente e especial para a bebê que está prestes a chegar na família, as opções de origem russa podem ser uma aposta e tanto!

Além de bonitos e com significados poderosos, os nomes russos, em sua grande maioria, possuem grafias diferentes do que costumamos usar no Brasil – o que os tornam bastante raros por aqui.

Pensando nisso, listamos 24 opções de nomes para meninas e o significado de cada um deles.

1. Aleksandra

Esta é a variante russa do masculino Alexander. Significa «defensora» e o uso do «ks», em vez de «x», dá um toque muito original.

katrinaelena

2. Angelina

Bastante popular, muitas pessoas não sabem que este nome é de origem russa. Refere-se às palavras «anjo» e «mensageiro».

Tatyana Vyc vía Shutterstock

3. Anastasia

Este é um dos nomes russos mais populares por ter uma grande história por trás dele. Durante a revolução bolchevique, a família imperial russa foi assassinada. No entanto, foi criado o mito de que a filha mais nova do czar, chamada Anastasia, conseguiu escapar com vida. Seu significado é «a ressuscitada» e faz muito sentido considerando o mito da princesa.

szefei/Shutterstock

4. Catka/Catja

Esses nomes simples de origem russa são variantes uns dos outros e representam «pureza».

Liudmila_Fadzeyeva vía iStock

5. Devora/Deborah

Devora é um nome muito popular em todo o mundo. Em russo, essa palavra é sinônimo de «abelha».

Monkey Business Images/Shutterstock

6. Dimitra

É a versão feminina de Dimitri e está relacionada à deusa grega Deméter, que é a divindade da agricultura e do ciclo de vida e morte.

Eleonora_os/Shutterstock

7. Dominika

Este nome significa literalmente «nascida em um domingo», então pode ser perfeito para meninas que vieram ao mundo neste dia da semana.

Olesia Bilkei/Shutterstock

8. Halina

Outra opção russa bastante diferente de tudo o que vemos aqui no Brasil, este nome significa «brilhante».

pyrozhenka/Shutterstock

9. Irina

Além de ser fácil de pronunciar, também tem uma grafia supersimples e um significado leve: ele quer dizer «paz».

Oleksandra Darchi vía Shutterstock

10. Dasha

Curtinho e bem original, este nome traz um belo significado para famílias que buscam opções relacionadas à religião, porque é traduzido como «presente de Deus».

Jason Mark M / Shutterstock

11. Ivana

Mais uma opção para pais que estão à procura de um significado religioso, este nome quer dizer «cheia da graça de Deus».

ATeam vía Shutterstock

12. Jelena

Sua variante é Jelina e ambos os nomes têm um significado muito especial: «mais brilhante que a luz».

Hannamariah

13. Karinna

Um nome russo muito comum em países de língua espanhola, este significa «inocente».

Capable97/Shutterstock

14. Katya

Outro nome popular, poucos sabem que seu verdadeiro significado é «a mais pura».

Monkey Business Images/Shutterstock

15. Kiska

Mais um nome curtinho e cheio de personalidade, seu significado se refere à pureza.

HTeam / Shutterstock.com

16. Larisa

Uma virtude em qualquer pessoa é a felicidade, então pode servir como um lembrete dela, já que significa «feliz».

Liudmila Fadzeyeva / Shutterstock.com

17. Marianna

Esse nome, junto com sua variante Marianne, engloba o conceito de «rebelde».

Ros Fraser / Shutterstock.com

18. Nina

Outra opção curtinha e bem fofa para batizar sua bebê é Nina, que se refere a uma «bênção».

NataliaDeriabina vía iStock

19. Raiza

Com pronúncia e grafia diferente da usada no Brasil, é uma palavra de uso comum na Rússia, mas também usada como nome, uma vez que significa «rosa».

IBorisoff vía iStock

20. Sonya

Também com uma outra versão da grafia usada por aqui, este nome traz em significado o valor de «prudente».

Iuliia Bondarenko vía Shutterstock

21. Stephania

Significa «coroada de louros» e está relacionado com a vitória e a grandeza, pois no passado os melhores de cada área eram reconhecidos com uma coroa de louros.

Dasha Muller

22. Tanya

Este nome vai trazer um verdadeiro significado de histórias encantadas para a vida de sua bebê, uma vez que ele quer dizer «rainha das fadas».

Tkachenko Elena/Shutterstock

23. Valeska

Ao ouvir esse nome, você imediatamente pensa em uma personalidade corajosa e aventureira, porque significa «vitória» e «líder».

Samuel Borges Photography

24. Zarina

Nome bem forte e conhecido na Rússia, ele é bastante raro no Brasil e se traduz como «a imperatriz».

Liudmila Fadzeyeva / Shutterstock.com

Nomes de bebês

Источник: https://www.vix.com/pt/maes-e-bebes/594912/24-nomes-de-origem-russa-para-quem-quer-opcoes-bem-diferentes-para-meninas

15 nomes russos masculinos e seus significados para batizar seu filho

Nomes do menina   de origem Russo

Escolher o nome de um filho é um momento realmente especial para os pais.  Independente de ser o primeiro filho ou não, é sempre uma grande decisão e também algo muito marcante na vida das pessoas. Por isso se torna tão difícil, pois as opções são tantas que parece que há sempre um nome que pode combinar mais ou ter um significado mais bonito.

Algumas pessoas tomam alguns caminhos para escolher o nome, segmentando as opções. Por exemplo, escolher nomes de uma origem específica, tais como nomes de origem portuguesa, francesa, italiana ou russa. Se precisar de mais ajuda com isso recomendamos que confira nosso manual de como escolher o nome do filho. 

Se você está buscando inspirações de nomes russos para batizar seu filho, veja as opções que separamos e os significados.

1. Igor

O nome Igor é uma opção entre os nomes masculinos russos mais populares. É relativamente comum aqui no Brasil e por isso pode parecer estranho relacionar o nome a Rússia.

Esse nome é considerada a versão russa do nome Jorge, que é de origem grega. O significado atribuído a Igor é de “guerreiro do deus Yngvi”, mas também é “aquele que trabalha na terra” e “agricultor”.

A forma mais comum da escrita do nome é Igor, mas também pode ser colocado em variações como Ygor e Higor.

É comum também o uso da combinação Igor Felipe. Esses dois nomes juntos ganham outro significado, algo como “o agricultor amigo dos cavalos”. É uma boa opção para os pais que gostam da ideia de batizar o filho com um nome composto.

2. Serguei

Apesar de diferente aqui no Brasil, esse nome é comum na Rússia e têm um significado muito bonito. Serguei significa protetor e guardião. É para os russos uma variação do nome Sérgio (do latim Sergius).

3. Andrey

É outra opção interessante de nome para meninos. Comum na Rússia, Andrey significa “viril”, “masculino” ou “másculo”. Pode ser escrito de formas diferentes e é considerada uma variação do nome André.

4. Yuri

Essa é outra inspiração interessante de nome masculino russo para o seu bebê. Além de ser um nome bonito, fácil de pronunciar e de escrever, é curto e tem vários significados. É um nome que pode ser usado em ambos os sexos também.

Alguns significados atribuídos a Yuri incluem “pequeno agricultor”, “fazendeiro” e “agricultor”, semelhante ao significado de Igor. Em alguns lugares, Yuri significa também “a luz de Deus” ou “alguém com ideias abundantes”.

Yuri também pode ser escrito de outras formas, como Yuri.

5. Ivan

Esse nome russo, originalmente Iván, é uma variação do nome eslavo Ioannu. É um nome masculino popular na Rússia e significa “agraciado por Deus”, “Deus é gracioso”, “Deus perdoa” e também “a misericórdia e graça de Deus”.

É uma opção de nome com um significado bem bonito e é também um nome interessante por vários aspectos. É um nome forte, curto, de fácil pronúncia e escrita. Não possui muitas variações de escrita, mas algumas pessoas podem variar no uso do Y, escrevendo Yvan.

6. Ivo

Ivo é um nome com duas possíveis origens, sendo uma origem germânica e a outra russa. Na Rússia, Ivo é o diminutivo de Ivan. Considerando a origem germânica, Ivo significa “teixo”, uma árvore muito utilizada na fabricação de flechas e arcos na Idade Média. Considerando o significado russo, Ivo é “Deus perdoa” e “Deus é cheio de graça”.

7. Dimitri

É uma opção diferente para batizar seu bebê se for um menino, não é? Dimitri significa “consagrado à Deméter” ou “consagrado à mãe terra”. No Brasil, estamos mais acostumados com a escrita Demétrio.

8. Ivanildo

Como vimos, Ivan é um nome popular na Rússia e é como se fosse a versão russa de João. Por isso, existem algumas variações. Ivanildo é uma variação de Ivan e por isso o significado é o mesmo. Batizar seu bebê de Ivanildo é dizer que ele é agraciado por Deus.

9. Ives

Ives é uma variação do nome Ivo e é muito próximo de Ivan. Pode ser uma alternativa para os pais que desejam batizar o filho com um nome russo diferente e ainda assim muito bonito. É fácil de escrever e pronunciar, o que é algo positivo a se levantar em conta.

10. Nikolai

Nikolai é um nome muito especial e com um significado muito bonito. Nikolai é “o vitorioso”, “aquele que conduz e guia o povo à vitória” e “que vence com o povo”. Uma opção de nome forte e imponente para seu bebê.

Outra variação da grafia é Nikolay. e Nicol. Aqui no Brasil, nomes muito usados e parecidos são Nicolas e Nicolaus.

11. Yuli

Significa jovem, macio e fofo. Também pode ter como significado “filho de Júpiter”. É uma opção incomum de nome, mas é também bastante interessante. Yuli é a versão russa do nome Júlio, que é bastante usado no Brasil.

12. Mikhail

Mikhail é uma variação do nome Michael e é comum na Rússia. Por ser escrito dessa forma, pode parecer uma opção não tão atraente perto de outros nomes, como os listados aqui. No entanto, é também uma forma bem diferente de batizar seu filho menino.

13. Russell

Russell é um nome russo com significado bastante específico. Significa vermelho. Para alguns pais, que desejam ousar na hora do batizado e escolher algo único, colocar esse nome pode ser uma boa ideia.

14. Frans

Fran é a variação de Francis. É um nome que pode ser considerado masculino e feminino aqui no Brasil.

15. Yerik

Esse nome masculino popular na Rússia significa “o apontado por Deus”. Apesar de ser incomum aqui no Brasil, possui um significado interessante e é um nome forte, com bastante personalidade.

Confira nomes masculinos de outras origens

  • Nomes Alemães
  • Nomes Italianos
  • Nomes Turcos
  • Nomes Gregos 
  • Nomes Franceses

Источник: https://www.significadodossonhos.inf.br/nomes-russos-significados/

Nomes italianos: 70 inspirações para nomear seu bebê

Nomes do menina   de origem Russo

iStock

Por Nicole Dias                               
Em 01.06.20

Antes de comprar as roupinhas e o berço, escolher como seu bebê vai se chamar é fundamental. E que tal ir atrás de algumas inspirações internacionais? Os nomes italianos são sonoros e cheios de significado. Conheça ideias femininas e masculinas que fazem sucesso tanto na Itália quanto em solo brasileiro!

Índice do conteúdo:

Nomes italianos femininos

iStock

  • Alexandra: trata-se de uma versão do nome Alexandre, que vem do verbo grego aléxo (proteger). Assim, “protetora da humanidade” é o significado de Alexandra;
  • Andréia: se é por um nome cheio de personalidade que você procura, essa é uma boa opção. Andréia significa “poderosa” e “feminina”;
  • Angela: esse nome parece angelical, e seu significado não é diferente. Ângela vem do latim angelus, nada menos do que “anjo”;
  • Anita: “cheia de graça” é o significado desse nome, que se originou de Hannah. Anita, em italiano, pode ser o diminutivo de Ana;
  • Anna: assim como Anita, Anna vem do hebraico Hannah. Além da Itália, o nome também é bastante popular em países de língua inglesa, alemã e russa;
  • Antonia: versão feminina de Antônio, significa “sem preço” e “valiosa”. Nada mal para o nome de uma filha querida, não é mesmo?
  • Ariana: originado do grego Ariadne, esse nome combina duas palavras: ádne (pura) e ari (muito). Portanto, Ariana significa “puríssima”;
  • Aurora: nome que está bastante em alta, Aurora tem a ver com o raiar do dia e pode significar “aquela que brilha como ouro”;
  • Carina: presente na lista de nomes mais populares da Itália, Carina significa “pura” ou “querida”;
  • Carla: “mulher forte” e “mulher guerreira” são apenas dois dos significados de Carla. Um nome para mulheres que sabem o que querem;
  • Corinna: “moça” e “donzela”. Significados cheios de doçura para esse nome;
  • Cristiana: feminino de Cristiano, tem simbologia mais religiosa e quer dizer “seguidora de Cristo”;
  • Diana: originado do latim Diviana, o nome significa “aquela que ilumina”;
  • Donna: em italiano, “donna” quer dizer mulher. O nome Donna, por sua vez, representa “a mais poderosa do mundo”;
  • Elena: de origem grega, quer dizer “luz” ou “tocha”;
  • Emilia: popular na Itália, esse nome vem do alemão arcaico amal, que significa “trabalhar”;
  • Francesca: embora esteja presente na lista de nomes italianos femininos com F, Francesca quer dizer “francesa”;
  • Gabriella: queridinho entre os nomes italianos femininos com G, Gabriella é o feminino de Gabriel, “homem de Deus”;
  • Gianna: de origem italiana, pode significar “Deus é gracioso”;
  • Giselle: cheio de personalidade, Giselle quer dizer “a que usa a lança com agilidade”;
  • Giuliana: versão italiana de Juliana, quer dizer “macia”, “jovem” ou “fofa”;
  • Isabella: originário do hebraico Elishebba, significa “consagrada a Deus”;
  • Luna: de origem latina, tem dois lindos significados: “lua” e “cheia de pureza”;
  • Mia: para quem gosta de nomes curtinhos, linda ideia. Trata-se de uma abreviação de Maria e significa “amada” e “perfeita”;
  • Michele: na lista dos nomes italianos femininos com M, “aquela que se parece com Deus” é o significado de Michele;
  • Pietra: é por um nome italiano mesmo que você procura? Pietra é diferente e significa “pedra”;
  • Rachele: comum também na França, quer dizer “ovelha” e “mansa”;
  • Regina: além de ser o nome de uma santa, significa “senhora absoluta” e “rainha”;
  • Renata : “a que nasceu de novo” é um dos significados associados a esse lindo nome;
  • Rosa: além de ser o nome de uma linda flor, Rosa significa “espécie famosa”;
  • Sabrina: esse nome feminino faz referência à povoação de Sabina, no interior da Itália;
  • Serena: “ligação” e “laço” são dois dos significados relacionados ao nome Serena, cujos elementos siren e seirén originaram a palavra sereia;
  • Teresa: acredita-se que venha do nome Therasia, que significa “natural de Tera”, uma ilha grega;
  • Valentina: se origina da palavra Valentinus, “valente”, “cheio de saúde”;
  • Vivienne: “viva” e “cheia de vida”. Como não amar um nome com significado assim?

Nomes italianos masculinos

iStock

  • Alessandro: para seu pequeno herói, um nome lindo. Alessandro significa “defensor da humanidade”;
  • Angelo: prepare-se para se apaixonar por esse nome. Angelo quer dizer “anjo” ou “mensageiro”;
  • Antonio: “valioso” é o significado desse nome masculino, que vem do latim Antonius;
  • Armando: um nome de presença. Armando vem do germânico Hariman e quer dizer “homem do exército”;
  • Christian: “o que é como Cristo” é o significado desse nome, uma forma inglesa de Cristiano;
  • Dante: nome de um famoso poeta (Dante Alighieri), quer dizer “constante” e “duradouro”;
  • Davide: também popular nas versões David e Davi, quer dizer “aquele que é amado”, “querido” e “predileto”. Não é um amor?
  • Diego: esse é queridinho aqui no Brasil também e significa “aquele que doutrina” ou “conselheiro”;
  • Emiliano: variação de Emílio, é “aquele que fala de modo agradável”. Um desejo bacana para seu bebê, não é?
  • Enzo: nome muito presente na lista de favoritos do Brasil, significa “vencedor” e “príncipe do lar”;
  • Federico: “príncipe da paz” é um dos significados atribuídos a Federico, assim como “o que governa com paz”;
  • Filippo: mais um nome bem diferente e marcante. Quer dizer “amigo dos cavalos”;
  • Francesco: embora seja uma forma italiana do nome Francisco, quer dizer “aquele que vem da França”;
  • Gabriel: nome de anjo, Gabriel quer dizer “mensageiro de Deus”. Uma graça;
  • Giorgio: nome de marca famosa (Giorgio Armani), quer dizer “trabalhador da terra”;
  • Giovanni: “agraciado por Deus” é um dos significados desse nome, que no Brasil também é popular nos formatos Geovani e Giovani;
  • Giulio: sofisticado, esse nome italiano significa “cheio de juventude”;
  • Giuseppe: versão de José, Giuseppe é um nome italiano que quer dizer “acréscimo de Deus”;
  • Leonardo: “valente como um leão” é um dos significados desse nome. Não é um desejo legal para seu filho?
  • Lorenzo: versão italiana de Lourenço, quer dizer “natural da cidade de Laurento”;
  • Luca: parecido com o lindo nome Lucas, Luca quer dizer “aquele que traz a luz” e “brilhante”;
  • Luigi: “combatente glorioso” é o significado de Luigi, variante do nome Luís;
  • Marco: associado ao deus romano Marte, pode significar “marcial” ou “guerreiro”;
  • Mario: do latim Marius​, Mario quer dizer “homem viril”;
  • Matteo: se você ama nomes diferenciados, vai curtir desse. Originado de Mattiyyah, Matteo quer dizer “presente de Deus”;
  • Pietro: versão italiana do nome Pedro, Pietro significa “rochedo” e “pedra”;
  • Riccardo: de origem germânica, é popular no Brasil apenas com uma letra C. Significa “forte” e “corajoso”;
  • Roberto: “famoso e glorioso” e “aquele que a glória tornou famoso” são os significados atribuídos a esse nome;
  • Romeo: nome clássico, italiano e religioso, quer dizer “romeiro” ou, ainda, “peregrino que vai a Roma”;
  • Samuel: “seu nome é Deus” é o significado desse nome, que se origina do hebraico Shemu’el;
  • Santino: a tradução literal do nome Santino remete ao seu significado, que pode ser “santinho” e “pequeno santo”;
  • Sergio: “guardião” e “aquele que protege” são dois significados bastante atribuídos a esse nome, que também é comum no Brasil;
  • Stefano: de origem grega, Stefano quer dizer “coroa”. Algumas de suas variações são Steffan, Esteban e Steve;
  • Thomas: também comum na forma Tommaso, esse nome vem do aramaico ta’oma e significa “gêmeo”;
  • Vincenzo: “o que está vencendo” ou “vencendo” são dois dos significados dessa beleza presente na lista de nomes italianos com V.
  • Os nomes italianos são mesmo lindos, né? E se você quer mais ideias de nomes estrangeiros para bebê, encante-se com essas opções incríveis de nomes franceses.

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/nomes-italianos/

Conheça 28 nomes russos femininos e masculinos

Nomes do menina   de origem Russo

Nós separamos 28 nomes tanto de meninas como de meninos divididos da seguinte forma:

  • Nomes femininos que são comuns na Rússia
  • Nomes femininos estranhos e menos usuais
  • Nomes masculinos comuns
  • Nomes masculinos diferentes
  • Nomes que são adaptáveis no português, ou seja, nomes russos que se tornaram populares no Brasil

Екатерина (Yekaterina)

Como uma versão russa do nome em português Catarina, que provém do grego Aikaterhíne, derivado da palavra katharós, significa «pura«, «casta«.

Uma variação dele é Ekaterina, que inclusive é o nome de uma das filhas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que se chama Ekaterina Putina.

Анна (Anna)

Como um dos nomes mais difundidos ao redor do mundo, Anna não poderia deixar de ser tão popular na Rússia também.

A versão Ana é mais comum no Brasil. Com origem no hebraico Hannah, mais tarde no latim Anna, significa «graciosa» ou «cheia de graça«.

Uma importante personalidade russa que o carrega é a bailarina Anna Pavlova.

Елена (Yelena)

Como um nome feminino bastante querido pelos russos, Yelena ou Elena é mais usual no Brasil na versão Helena.

Carregando um simbolismo de iluminação, tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha” e no termo hélê quer dizer “raio de Sol”.

Significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Uma atleta russa conhecida que o possui é a ex-saltadora de vara Yelena Isinbaeva.

Наталья (Natalya)

Sendo a versão russa do nome em português Natália, ele tem origem religiosa, a partir do latim Natalia, derivado da palavra natalis, que quer dizer «nascimento«.

Por ter sido usado em referência ao nascimento de Jesus Cristo, também ganhou o sentido de «nascida no dia de Natal«.

Полина (Polina)

Esse nome feminino tem duas possíveis origens. Sendo uma versão do nome Paulina, que é uma forma relativa de Paula, significa “de Paula”, “pertencente a Paula”, “da pequena”, “pertencente aquela de baixa estatura”.

Já se apresentando como uma forma encurtada de Apolinária, o qual tem origem no latim Apollinaris, significa “consagrada a Apolo”, o deus grego.

Светлана (Svetlana)

Mais um nome bastante popular na Rússia, ele não tem correspondente no Brasil, surgiu a partir do termo eslavo svet, que significa “luz”, “iluminação” ou “mundo”.

Uma das principais bailarinas do mundo o carrega, a ucraniana Svetlana Zakharova.

Юлия (Yuliya)

Apresentando algumas versões como Yulia e Júlia (bem mais comum no Brasil), esse nome feminino é a variante de Júlio.

Este tendo origem no latim Julius, o qual deriva do grego Ioulos. Nesse caso Yuliya fica com o significado de “fofa”, “macia”, «jovem«.

Já fazendo referência ao deus romano Júpiter, quer dizer “filha de Júpiter”.

Uma pessoa famosa que o possui é a atriz russa Yuliya Snigir.

Галина (Galina)

Sendo o feminino do nome grego Galenos, a partir do termo grego galene, significa “calma”, “serenidade”.

É o nome da personagem muito conhecida da série “Orange Is The New Black”, Galina «Red» Reznikov, interpretada pela atriz Kate Mulgrew.

Варя (Varya)

Sendo o diminutivo do nome russo Varvara, que é Bárbara em português, ele tem origem a partir da palavra grega bárbaros, de barbar, e significa «estrangeira«, «forasteira» ou «a estranha«.

Фаина (Faina)

Com uma sonoridade diferente e o significado incerto, provavelmente deriva do nome Phaenna.

Este nome feminino deriva do grego phaeinos, que significa “brilhante”, “reluzente«.

Зоя (Zoya)

Um nome diferente, mas que carrega um lindo simbolismo, ele é a versão russa de Zoé, que tem origem na palavra grega zoe, que significa «vida» ou “vivente”.

Por conta disso, fica com o significado completo de «vida«, «cheia de vida”, “vivente«.

Александр (Aleksandr)

Esse nome masculino é um dos mais populares na Rússia, sendo Alexandre a versão portuguesa dele.

Com origem no nome grego Aléxandros, que é composto pela junção do verbo aléxo, que significa «repelir, defender ou proteger», e do vocábulo andrós, que quer dizer «homem», significa «protetor do homem«, «defensor da humanidade«, “o que repele os inimigos”.

Personalidades famosas que o carregam são o futebolista russo Aleksandr Kokorin, o escritor Aleksandr Solzhenitsyn e o pensador Aleksandr Dugin.

Андрей (Andrey)

Outro nome bastante popular na Rússia, ele é a versão russa do português André.

Tem origem no grego Andreas, calcado no elemento andrós, que significa “másculo”, “viril”, “masculino”.

Pessoas famosas que o possuem são o tenista profissional Andrey Rublev e o ex-jogador de futebol Andrey Arshavin.

Владимир (Vladimir)

Com origem eslava, Vladimir possui dois possíveis significados. A partir da união dos elementos walde, vladi, que significa «senhor», e mir, que quer dizer «paz», significa «senhor da paz«.

Já derivado dos termos volod, que significa «regra», e mer, que quer dizer «grande, famoso», fica com o significado de «o que governa com grandeza«, «de grande poder«.

Personalidades famosas que o possuem são o presidente da Rússia Vladimir Putin, o político revolucionário Vladimir Ilitch Ulianov (Lenin) e o jornalista brasileiro Vladimir Herzog.

Outro nome muito popular na Rússia, considerado um clássico, tem como sua versão portuguesa sendo Dimitri.

Com origem no nome grego Demétrios, que significa literalmente “consagrado à Deméter”, a deusa grega da agricultura, que cuidava da terra e do cultivo, ganha por extensão o sentido de “consagrado à mãe terra”.

Uma variação desse nome é Dmitriy.

Михаил (Mikhail)

Ele é a versão russa do português Miguel. Tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”. Um nome ligado ao divino.

Pessoas conhecidas mundialmente que o carregam são o político russo Mikhail Gorbachev, o teórico político Mikhail Bakunin e o filósofo Mikhail Bakhtin.

Николай (Nikolai)

Um lindo nome masculino que apresenta uma sonoridade suave e um simbolismo conectado à vitória, ele é a versão russa do português Nicolau.

Tem origem a partir do grego Nikólaos, composto pelos elementos níke, que quer dizer “vitória” e laos que significa “povo”, ficando com o sentido de “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”.

Importantes personalidades que o possuem são o escritor russo Nikolai Gogol e o filósofo Nicolai Hartmann.

Сергей (Sergey)

Como um dos nomes masculinos favoritos pelos russos, ele é uma variação do nome Sérgio, em português.

Tem o significado e a origem incertos, provavelmente surgiu do etrusco, que no latim seria traduzido para Sergius, significando “guardião” ou “aquele que protege”. Já através do latim servius, ganharia o sentido de “escravo” ou “servo”.

Илья (Ilya)

Bem mais raro na Rússia, esse nome masculino é diferente, sendo uma variação do português Elias.

Como um nome bíblico, tem origem no hebraico Aliyyáh, Elijah, a partir do grego Elias, deriva do elemento El, que quer dizer «Senhor, Jeová, Deus». Fica com o significado de «o Senhor é o meu Deus«, «Jeová é meu Deus«.

Руслан (Ruslan)

Esse nome tem uma sonoridade forte, você não acha? Até parece mais rústico e firme, inclusive o significado acompanha esse mesmo ritmo.

Provavelmente surgiu a partir do tártaro Uruslan, do turco arslan, significando “leão”. Este animal carrega o simbolismo de força e bravura.

Родион (Rodion)

Bem menos usual na Rússia, esse nome masculino é uma variante do nome bíblico Herodes.

Sendo de origem hebraica, com a possibilidade de ter surgido do grego Herod, que é a junção dos elementos heros, que significa “herói”, e oides, que significa “ode, canção”. Fica com o significado de “canção do herói”.

Геннадий (Gennady)

Um nome que chega a ser mais usual na Rússia, porém bastante diferente para os brasileiros, ele carrega um simbolismo especial, ligado às boas virtudes.

Com origem a partir do nome grego Gennadios, derivado de gennadas, significa “nobre”, “generoso”, “bondoso”.

Abaixo estão presentes os nomes russos que também se tornaram populares no Brasil.

Юрий (Yuri)

Tanto Yuri quanto Yuriy são diminutivos russos do nome Jorge. Yuri faz muito sucesso no Brasil e também na Rússia.

Tem dois possíveis significados. A partir do grego Geórgios, que deriva da palavra georgós, significa «pequeno agricultor«, «aquele que trabalha com a terra«, «fazendeiro«.

Já através do hebraico Uri, quer dizer «a luz de Deus«.

Игорь (Igor)

Igor é um nome masculino bastante popular no Brasil, principalmente em nomes combinados, ele surge como a forma russa do nome Yngvarr/Ingvar.

Ingvar tem origem com a combinação do nome do deus germânico Yngvi com o termo arr, que significa «guerreiro». Por conta disso, Igor fica com o significado de “guerreiro do deus Yngvi”.

Иван (Ivan)

Como um dos nomes mais clássicos e populares da Rússia, ele também é uma boa adaptação para o português.

Ivan tem origem a partir do russo Iván, a forma antiga do eslavo Ioannu, que é derivado do grego Ioannes, o qual deu origem ao nome João.

Devido a isso, Ivan fica com o significado de “Deus é gracioso”, “agraciado por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus” ou “Deus perdoa”.

Personalidades famosas que o possuem são o escritor Ivan Goncharov e o romancista Ivan Turgueniev.

Ольга (Olga)

Esse nome feminino tem origem russa e acabou por se popularizar no Brasil também. É considerado um clássico.

Com origem a partir do nome escandinavo Halag, Olga significa “santa”, “sublime”, “consagrada a Deus”, uma ótima opção para quem tem uma forte conexão com o divino.

Importantes mulheres que o carregam são a matemática Olga Ladyzhenskaya e a revolucionária Olga Benário.

Людмила (Lyudmila)

Tanto na sua forma Lyudmila como Ludmila é um dos nomes femininos queridinhos pelos russos, já a versão Ludmila é mais famosa no Brasil.

Com origem eslava, formado pelos elementos lyud, que quer dizer «povo», «população» e mil, que quer dizer «graciosa», «querida», fica com o significado de «amada pelo povo«, «querida pelo povo» ou simplesmente «a favor do povo«.

Таня (Tanya)

Sendo o diminutivo russo do nome Tatiana, o qual é a variante feminina de Tatiano, que surgiu a partir do latim Tatianus, significa “pertencente à Tácio”, “pertencente ao pai” ou “semelhante ao pai”.

Confira também:

Sobrenomes russos: desvende como se formam e confira exemplos

Источник: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/nomes-russos-femininos-masculinos-comuns-diferentes-adaptaveis-ao-portugues/

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: