Nomes que significam beleza.

Veja 40 nomes de menina com muito significado para se inspirar! – Bebê em Foco

Nomes que significam beleza.

  • Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui;
  • Pensando nisso, a escolha de um nome pode ser mais importante do que se imagina;
  • Essa não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o Bebê em Foco listou 40 nomes para meninas com bons significados.

Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui.

Então os nomes devem trazer o que você deseja para o seu bebê: força, luz, paz, sabedoria entre outros. Pensando nisso, a escolha de um nome pode ser mais importante do que se imagina. Mas, não se engane! Essa não é uma tarefa fácil.

Há uma imensa variedade de origens e significados fortes, delicados, imponentes e místicos. Pensando nisso, o Bebê em foco listou 40 nomes para meninas com bons significados.

Qual a importância de escolher um nome?

Você sabe a importância de escolher o nome? (Foto: reprodução/ Freepick)

Quando se sonha em ter filho a pergunta que não quer calar, antes mesmo da concretização da ideia é: qual será o nome? Pensar nisso é uma coisa quase involuntária. Antes que se perceba, a pessoa já está selecionando os favoritos.

Para um casal, falar em nome dos filhos é um momento pra lá de especial. Alguns sempre tiveram um em mente, outros pedem ajuda da família. Existem aqueles pais que fazem homenagens e há quem escolha de improviso. Mas, é importante saber que o nome tem muito poder.

Muito além do significado terminológico, o principal motivo para acreditar no poder que o nome tem sobre a vida da pessoa, é o sentido que se dá a ele.

O nome de uma pessoa traz uma história, traz páginas escritas e também valores e crenças. É uma identidade e não um rótulo, por isso é importante se conectar com ele.

E para ajudá-los nessa escolha, listamos alguns nomes de meninas com significados fortes.

Nomes curtos

Nomes curtos são muito procurados (Foto: reprodução/ Freepick)

Ada: significa pessoa feliz e próspera. Do hebraico Adah, quer dizer ornamento ou beleza.

Agnes: vem do latim, Agnes, e do grego, Hagné, que quer dizer puro, casto e santo.

Aimê: este nome vem do francês Aimée e significa amada e querida.

Ana: origina-se do hebraico Hannah. Quer dizer graça, misericórdia, ou “benéfica, que tem compaixão”. É o nome da mãe da Virgem Maria e um dos mais populares no mundo todo.

Cora: este nome vem do grego Kóre, que significa “moça virgem, jovem, donzela”.

Dara: tem origem no iorubá, uma língua nigero-congolesa, e significa “a mais bela”.

Iara: a palavra vem do tupi. Para alguns autores, de Ig-iara, quer dizer “água e senhora”, isto é, “senhora das águas”. Outros acreditam que a origem é Yara, “a que fica acima”, “a que supera”.

Ísis: equivale a “deusa suprema”, do egípcio Ast, “deusa suprema, espírito supremo”.

Lara: a palavra tem origem grega,  e significa pessoa “vitoriosa”.

Zoe: o nome de origem grega,  quer dizer “cheia de vida”

Nomes fortes

Muitos pais buscam por nomes fortes (Foto: reprodução/ Freepick)

Adail: o nome vem do árabe Addalíl, que significa, guia. Em português, Adail é “chefe ou guia de soldados”, “defensor dedicado” ou “mentor”.

Alexandra: feminino de Alexandre e de origem Grega, significa defensora da humanidade:

Beatriz: do latim Beatrix, o nome associa-se a beata, bem-aventurada ou “aquela que faz alguém feliz”.

Elisabete: este nome tem origem hebraica. Eli-zabad significa”Deus dá”. Alguns autores interpretam como “consagrada a Deus”. É o nome da atual e de outras rainhas da Inglaterra.

Flora: nome da deusa romana das flores e da primavera. Vem do latim Florus.

Frida: esse nome tem origem germânica e significa “a pacifica”, “aquela que traz a paz” ou “princesa da paz”. Por causa da história de autenticidade, coragem e liberdade da famosa artista mexicana Frida Kahlo, esse nome é normalmente associado a personalidades fortes e firmes.

Petra: este nome é a versão feminina de Pedro e significa, literalmente, pedra – que normalmente está relacionada à ideia de força e firmeza. A palavra vem do grego pétros.

Lorena: significa “reino de Lotário” ou “reino da famosa guerreira”. Tem origem no francês Lorraine. Este nome atribui significados de “fama” e “glória” e reflete os atributos virtuosos de honra e orgulho.

Morgana: tem origem celta, e significa “rodeada de mar”.

Uyara: tem a mesma raiz de Iara, este nome é indígena e vem do tupi Yara, cujo significado é “senhora”, “dona” e “dominadora”.

Nomes compostos

Os nomes compostos são muito escolhidos (Foto: reprodução/ Freepick)

Ana Clara: significa “mulher clara cheia de graça”, “mulher brilhante e graciosa”, “mulher ilustre pela sua graça”.

Ana Carolina: significa “pequena mulher do povo graciosa”, “pequena mulher do povo cheia de graça”, “mulher do povo doce e graciosa”.

Ana Luíza: esse nome tem relação com “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa” ou “famosa na guerra com muita graça”.

Ana Júlia: significa “jovem graciosa”, “graciosa e fofa”, “graciosa filha de Júpiter”.

Ana Paula: quer dizer “mulher pequena cheia de graça”, “mulher graciosa de baixa estatura”

Maria Clara: traz a ideia de “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou “mulher pura e luminosa”, “mulher virgem e ilustre”.

Maria Eduarda: significa “senhora soberana guardiã das riquezas”, “senhora soberana rica guardiã” ou “mulher pura que guarda as riquezas”, “guardiã virgem e rica”.

Maria Fernanda: significa “senhora soberana e ousada”, “a pura ousadia para alcançar a paz” ou “vidente ousada que deseja atingir a paz”.

Maria Rita: quer dizer “mulher pura e iluminada”, “sua virtude é uma pérola”, “pérola pura”, “aquela que ama e ilumina”.

Maria Antônia: significa “senhora valiosa”, “pura de valor inestimável” ou “vidente sem preço”.

Nomes tradicionais

Nomes para meninas (Foto: reprodução/ Freepick)

Alice: vem do grego Alethos, quer dizer real, verdadeira. O nome ficou consagrado com a menina de vestido azul-claro e imaginação fértil, criada por Lewis Carrol, em Alice no País das Maravilhas.

Aparecida: está associado à aparição da Virgem Maria. É um nome muito comum no Brasil, geralmente precedido de Maria. Muito do apelo deste nome está em Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do nosso país.

Catarina: significa pessoa pura. Do grego Aika tharina, que originou a forma latina Katharina, inspirada em Katharós, que quer dizer puro, imaculado. Esse nome costuma ser muito usado pela realeza.

Fernanda: feminino de Fernando e de origem germânica, significa ousada e corajosa.

Gabriela: feminino de Gabriel, do hebraico Gabar-El, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria Mãe do salvador, mencionado no Antigo e no Novo Testamentos.

Júlia: é a forma feminina de Júlio, que com o tempo passou a significar uma pessoa cheia de juventude.

Sandra: o nome Sandra remete a ideia de uma verdadeira heroína. Este nome vem do grego Aléxandros. A palavra une os termos aléxo, que quer dizer “repelir, defender ou proteger”, e andrós, que significa “homem”, ou seja, a “protetora da humanidade”.

Bruna: significa “morena”, “bronzeada”, “marrom”; “da cor do fogo”. O nome tem origem germânica e nórdica. Surge a partir da palavra brun, que literalmente significa “marrom, moreno” e, possivelmente, do nórdico brun, que significa “da cor do fogo”.

Priscila: este nome remete a ideia daquela que “que veio do passado” e tem origem no latim. Alguns autores também traduzem como respeitoso e venerável.

Vera: significa verdadeira, do latim Verus, Ver ou veris, se atribuem à primavera. Já o nome de origem russa, Wjera, traz o significado de fé e crença. É considerado também como abreviação de Verônica.

Источник: https://www.bebeemfoco.com.br/pra-saber/veja-40-nomes-de-menina-com-muito-significado-para-se-inspirar/

Nomes que significam beleza

Nomes que significam beleza.

Índice

Todos os pais pensam que seu filho é o mais lindo do mundo.

A maioria de nomes com significado de beleza são para mulher, se calhar porque esse «objetivo» costuma estar associado às mulheres, enquanto outros nomes com significado de força ou poder aos homens.

Não existe nenhum estudo cientista ou psicológico que indique que o nome dos bebés afete sua forma de ser, mas durante milhões de anos os pais têm escolhido nomes pelo significado.

Nomes de menina com o significado de beleza

Astrid: nome de origem islandesa que significa «divina beleza».

Calirroe: esse nome é de origem grega e significa «aquela que caminha com beleza». Na mitologia grega era uma oceánide, casada com Manes, rei de Lídia, com o que tiveram a Car, Cotis, Atis e Acmón. Com Crisaor teve os monstros de Gerión e Equidna. Com Podeidon fue mãe de Minias, rei do Orcomeno.

Chun – li: nome feminino japonês que significa: menina jovem cheia de beleza primaveral».

Falguni: nome de menina de origem hinduísta que significa: «beleza, bela».

Harumi: é um nome para menina japonês que significa «beleza primaveral, flor da primavera».

Huns: nome de menina de origem árabe que significa «bela, beleza».

Ileana: é um nome de menina de origem romena que significa «de grande beleza». Variante: Ilian.

Kelis: nome de origem americana que significa: beleza. Variantes: Kelys, Kellys, Kellis.

Kiyomi: nome japonês feminino que significa: «pura beleza».

Layla: Layla e sua variante Laila são nomes para menina de origem árabe que significam «beleza noturna».

Makeada: nome de Etiópia de menina que significa «a beleza».

Masami: nome de menina japonês que significa «beleza elegante».

Miyo: nome japonês feminino que significa «geração de beleza». Variantes: Miyoko, Miyuki, Miyuko, Myo.

Miwa: nome japonês que se pode encontrar também como sobrenome. Significa «harmônia, beleza».

Orabela: nome de origem esperanto, feminino que significa «beleza dourada».

Romeesa: nome árabe feminino que significa «beleza celestial».

Roopa: nome de origem hindu de menina que significa «abençoado com a beleza».

Rozabela: nome de origem esperanto que significa literalmente «beleza ruborizada».

Sicarú: nome de origem esperanto que significa «beleza, linda».

Tanushree: nome hindu de menina que significa «beleza». Variante: Tanushri.

Tiferet: nome de origem hebraica de criança variante de Tifara que significa «glória, beleza».

Wasima: nome de menina de origem árabe que significa «graça, beleza».

Yafit: nome de origem hebraica de menina variante de Tifara que significa «glória, beleza»

Wasima: nome de menina de origem árabe que significa «graça, beleza».

Yafit: nome feminino de Yafet que significa «beleza».

Yoshe: nome de origem japonesa que significa «beleza».

Yoshino: nome feminino de origem japonês que significa «beleza densa».

Young Mi: nome de menina de origem coreana que significa «prosperidade, eternidade e beleza».

Zuleika: Zuleika ou sua variante Zuleyka é um nome para menina de origem árabe que significa «beleza». Variantes gráficas: Zuleica, Zulaica, Zuley, Zuleyca, Zuleyka.

Nomes de menino com significado de beleza

Jiwani: nome de menino de origem kurda que significa «beleza».

Jofiel: nome de um dos Arcàngel que significa «beleza de Deus». Nome hebraico masculino.

Shigemi: nome unissex japonês que significa «aquele ou aquela que tem uma beleza exuberante».

Yadir: nome de origem árabe para homens que significa: beleza.

Yoshimi: nome unissex de origem japonesa que significa «beleza».

Como se escolhe o nome de um filho?

– O principal é ter um consenso entre os pais. Não deve ser a eleição rápida, a criança vai ter esse nome toda sua vida. Embora esteja permitido trocar o nome aos 18 anos, é muito tempo viver com um nome que não gosta.

– Não são bons os nomes excessivamente sofisticados, difíceis de escrever ou de pronunciar. Pode provocar em crianças brincadeiras de outras crianças no futuro.

– Deves pensar nos sobrenomes e evitar que apareçam cacofonias.

 -Se o sobrenome é cumprido o melhor é um nome corto ou viceversa.

– Não podes pôr o bebé mais de um nome composto.

– Não está permitido inscrever uma criança com mais de dois nomes simples.

– Podes inventar nomes enquanto não passes a lei.

– Podes registrar teu filho com nome em diminutivo ou coloquial.

– Podes escolher também nomes estrangeiros.

– A partir do 2017 não é obrigatório pôr primeiro o sobrenome do pai. Agora se deve especificar a ordem.

– Não se pode chamar teu filho com um acrônimo.

– Podes encontrar problemas se chamas teu filho com o nome de uma capital.

Existem nome proíbidos?

Sim. Na Espanha existem leis que proíbem chamar alguém com nomes que prejudiquem sua pessoa. Também não é possível registrar um sobrenome como nome ou impor ao recém nascido um nome com o qual seu sexo não fique claro.

Também não podes chamar aos dois irmãos com o mesmo nome. Só quando um deles tenha morto.

O que consta na inscrição do nascimento?

– Nome do bebé

– A hora, a data, o lugar de nascimento. Nos partos múltiplos, se não se conhece a hora exata de cada nascimento, constará a prioridade entre eles ou que não se determinou.

– O sexo do bebé.

– Quem são os progenitores. Deles consta o nome e os sobrenomes. Documento de Identidade ou número de identificação e passaporte estrangeiro, lugar e data de nascimento, estado civil, domicílio e nacionalidade.

– O número de comprovação.

– A hora de inscrição.

TodoPapás es una web de divulgación e información. Como tal, todos los artículos son redactados y revisados concienzudamente pero es posible que puedan contener algún error o que no recojan todos los enfoques sobre una materia. Por ello, la web no sustituye una opinión o prescripción médica.

Ante cualquier duda sobre tu salud o la de tu familia es recomendable acudir a una consulta médica para que pueda evaluar la situación en particular y, eventualmente, prescribir el tratamiento que sea preciso.

Señalar a todos los efectos legales que la información recogida en la web podría ser incompleta, errónea o incorrecta, y en ningún caso supone ninguna relación contractual ni de ninguna índole.

Источник: https://www.todopapas.com.pt/gravidez/beleza-gravidez/nomes-que-significam-beleza-11728

26 nomes para bebês que simbolizam vida (florescer, luz do sol, nascer, milagre ou promessa de Deus)

Nomes que significam beleza.

Com a chegada de um filho ou de uma filha, há muita reflexão sobre qual nome escolher. Que tal pensar num nome que simboliza exatamente o surgimento de uma nova vida?

Preparamos uma lista de 26 nomes que significam vida, florescimento, nascimento, luz do sol, milagre ou promessa de Deus. Há muitos nomes originais e criativos!

1. Alma

É um nome lindo e super original!

Significa «a que alimenta», «a que nutre», «a que dá a vida» ou «alma».

De origem incerta, esse nome tem derivações do latim e do espanhol. No latim, deriva de almus, que quer dizer «nutritivo», significando por extensão «a que alimenta, a que dá vida». No espanhol, a partir da palavra alma, que significa «alma», que na filosofia e religião é a parte imaterial do ser humano.

2. Cibele

Nome de deusa, representa a força da vida e a natureza.

Significa “espírito criador do calor e da vida”, “espírito gerador do calor e da vida” ou “a grande mãe dos deuses”.

Origem incerta, mas com derivação provável do grego Kybéle, a partir da evolução das onomatopeias primitivas Ja-ber, Ka-bel, Ky-bel, Cybel-es.

Este significado condiz com as qualidades da deusa Cibele, que personifica a Natureza rude e selvagem. A deusa está relacionada com o ciclo da vida e da morte.

Além de ser um bonito nome, pode ter os apelidos de Ci e Bela.

3. Hermes

Um nome de deus, forte e muito simbólico!

Significa “espírito da vida” ou “princípio gerador da Natureza”.

Origem no grego Hermês, por meio das formas primitivas Har-er-ma ou Há-er-me-ya, formado pelas onomatopeias há-er, her, que representa o “espírito”, e am am.

Hermes é também o nome do deus grego do comércio e da palavra. O mensageiro de Zeus.

4. Eva

É um nome curto, mas com um significado maravilhoso para a sua bebê: uma menina cheia de vida.

Significa «a que vive», «a vivente», «a que tem vida» ou «cheia de vida».

Origem no hebraico Hawwá, Havah, derivado da raiz hawá, que quer dizer «ela viveu» e, portanto, é atribuído o significado de «a que vive”, “a vivente».

5. Omar

Uma opção de nome masculino para um filho cheio de vida.

Significa “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida” ou “homem ilustre pela riqueza”.

De origens árabe e germânica, provém, no árabe, de ámara, que significa viver muito. Por extensão, tem o sentido de “o que tem uma vida longa”, “homem cheio de vida”. Do germânico, de Otmar, que resulta da junção dos elementos ot, que significa “riqueza”, e mar, que significa “ilustre”, tendo o sentido de “ilustre pela riqueza”.

Lindo e exótico nome. Significa «vida», «cheia de vida”, “vivente».

O nome Zoé tem origem na palavra grega zoe, que significa «vida» ou “vidente”. Assim, o seu significado carrega consigo um sentimento de vivacidade, de quem vive a vida com alegria e intensidade ou de quem tem visão, sagaz.

7. Viviane

Significa «cheia de vida», «viva», «vivaz» ou «bela dama».

Viviane surgiu como versão francesa do nome Viviana, que tem origem a partir do latim Vivianus.

8. Samira

Nome raro no Brasil, significa “vigorosa”, “cheia de vida” ou “animada”.

Samira é um nome que se originou a partir do árabe samírah, que significa “aquela que entretém».

9. Ilítia

Um nome super exótico, originado na mitologia grega. A deusa da nova vida, da proteção das gestantes e dos partos.

10. Florentina

Homenagear a sua filha com as flores, o florescimento e a primavera. Um nome de deusa, lindo e significativo.

Significa «florescente», «florida», «florescer» ou «a flor».

Do latim florus, derivado de flos, palavra utilizada no italiano arcaico que significa «florescente», «florida» ou «flor».

Na mitologia romana, Flora era a deusa das flores e da primavera.

11. Saori

Um super original nome de origem japonesa.

Significa «areia», «flor», «florescer», «árvore de cerejeira», «pintura» ou «solo sagrado».

12. Sakura

Um nome feminino popular no Japão.

Significa “flor de cerejeira” ou “excelente florescimento”.

De origem japonesa, resultado da junção dos elementos saku, que significa “florescer”, e ra, que significa “bom, excelente”.

13. Thales (Tales)

Nome de sábio, com uso principalmente masculino, simboliza a beleza do florescimento, associado ao amor e à criação.

Significa «verdejante» ou «o que está florindo».

Origem no grego Tháles, da raiz thálo, de verdejar, florescer, significando “verdejante, que está florindo”.

Tales de Mileto (cerca de 625 a.C – 558 a.C) foi um grande pensador grego.

14. Maia

Um lindo e original nome que simboliza a grandeza da vida e que representa a deusa do renascimento e da terra.

Significa «grande», «água», «ilusão» ou «mãe».

Com origem provável do latim maia ou mai, quer dizer «grande». Também pode ter se originado do hebraico mayim, que quer dizer «água» ou no sânscrito maya, que significa «ilusão», ou ainda no tupi maya, que quer dizer «mãe».

Na mitologia grega/romana, Maia é a deusa da Primavera, da fertilidade, da terra e do renascimento, que deu origem ao nome do mês de Maio.

15. Kevin

Nome repleto de simbologia: o filho que é amado desde o primeiro momento, o filho que nasce bonito! Bons presságios para pequeno né?

Significa“o que nasceu bonito”, “belo de nascimento” ou “amado desde que nasceu”.

Kevin, assim como sua variante Keven, é um nome masculino de origem irlandesa, proveniente do gaélico Cóemgein (antigo idioma irlandês), que surgiu a partir da junção dos termos cóem, que significa “gentil”, “bondoso” ou “bonito”, e gein, que quer dizer “nascer” ou “nascimento”.

16. Anastasia (Anastácia)

Um nome forte e poderoso, que simboliza a resiliência perante a vida e os seus desafios. Para uma menina cheia de força!

Significa “a ressurreição”.

Tem origem a partir do grego anastásios, proveniente de anastasis, que pode ser traduzido por “ressurreição” ou “aquela que tem força para ressuscitar”.

17. Natália

Um lindo nome, que representa o nascimento, a vinda de alguém especial. Também tem uma forte conexão a eventos religiosos mais importantes para os cristãos.

Significa «nascimento» ou «nascida no dia de Natal».

De origem religiosa, a partir do latim Natalia, derivado da palavra natalis, que quer dizer «nascimento».

18. Renata

Nome popular no Brasil, significa «renascida», «ressuscitada» ou «nascida pela segunda vez».

O nome Renata tem origem do latim Renatus. Natus significa «nascer», enquanto o prefixo «re», por sua vez, indica a repetição do ato, dando a origem ao significado de «renascer».

Variante masculina: Renato.

19. Luz

Já pensou em chamar sua filha de Luz? Isso mesmo, além de ser um nome super raro para pessoas, tem um significado lindo: “a que ilumina”, “iluminada”, “luminosa”, “esclarecida”.

O nome Luz tem origem do latim. Surge da palavra lux, que significa literalmente “lux”, a partir da raiz lyke, luc, luk.

20. Rayane

Um dos significados desse nome remete a raio de sol.

Significa «nascida novamente», «renascida», «aquela que veio para brilhar», «raio de sol» ou «raio de luar».

Estudiosos acreditam que teria surgido a partir do hebraico rayyan e pode assumir o significado de «nascida novamente» ou «renascida».

21. Aurora

Um nome bonito, de deusa, que representa o nascer de um novo dia.

De origem latina, significa «o nascer do sol», «o raiar do dia», “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”.

Também se relaciona com a palavra do latim aurum, que significa «ouro». Aurora também pode significar então «a que brilha como o ouro».

Deusa romana da manhã, que na mitologia grega era a equivalente à deusa Eos.

22. Sol

Outro substantivo que não costuma ser usado como nome de pessoa. Apesar disso, não há nada mais iluminado do que seu filho ou sua filha ter, como nome, Sol.

Significa “Sol”, “solene”, “majestosa” ou “que recebe sol”.

Um nome super significativo, que se conecta à luz, vitalidade e força.

23. Saulo

Nome que era comum de ser atribuído aos filhos que haviam sido ansiosamente desejados ou que acreditavam ser frutos de um milagre.

Significa «aquele que foi muito desejado», «o que foi pedido insistentemente» ou «aquele que foi conseguido através de orações».

Saulo é a versão grega do nome Chaul, em português Saul, de origem hebraica.

24. Aparecido

Significa «aquele que apareceu». Também se relaciona com um aparecimento fruto de um milagre.

O nome Aparecido é a variante masculina de Aparecida, nome de origem religiosa, e brasileira, que surgiu em homenagem à “Nossa Senhora Aparecida”, cujo significado é «a que apareceu».

25. Elisa

Nome delicado e curte, que significa «o meu Deus é um juramento», «Deus é abundância», “promessa divina” ou “alegre”.

É uma forma encurtada de Elisabete, nome de origem hebraica.

26. Lilian

Significa “Deus é juramento”, «Deus é abundância», «pura», «inocente», «maternal».

Origem inglesa e hebraica.

Achou o nome perfeito? Se quiser mais ideias, temos outras sugestões:

Os 33 nomes para bebê que simbolizam força

45 nomes para bebês que simbolizam a luz

Источник: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/nomes-bebes-vida-florescimento-nascimento/

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: