O que pode comer uma criança com 9 meses?

Bebês podem comer chocolate? Fique sabendo aqui

O que pode comer uma criança com 9 meses?

Hummm, hummm! O chocolate é o delírio de muitos. Por excelência, resistir a ele é muito difícil para todos, em especial para as crianças, uma vez que já o tenham provado. Porém, os bebês podem comer chocolate? Sim? Não? Vejamos a seguir.

Costuma acontecer que muitas vezes nós estamos comendo um delicioso chocolate quando, de repente, entre um pedaço e outro, olhamos para o nosso bebê. “Seria correto dar a ele um pedacinho? Ele olha para mim com curiosidade. Deus, está bom demais!”, pensamos.

Durante os primeiros meses de vida pode ocorrer que você queira dar chocolate para seu bebê experimentar. A tentação pode ser muito grande, mas não é bom ceder diante dela.

O mais recomendado é esperar que o bebê tenha entre 12 ou 14 meses de idade para que ele prove esse novo alimento.

A primeira coisa que você deve fazer é se informar com seu pediatra sobre o que seu bebê pode comer, sobretudo com respeito aos doces. O chocolate pode ser contraindicado por outras razões além da idade: alergias, intolerâncias, etc…

Bebês podem comer chocolate: Sim ou não?

Apesar de que você acabe consentindo que seu bebê experimente um novo e delicioso sabor, ingerir chocolate pode criar nele alergias ou complicações na sua saúde, por ser ainda tão novinho.  Sabemos que o chocolate é irresistível, porém neste caso, passar longe dele é lucro certo.

Muitas vezes as mães não seguem os conselhos dos especialistas e dão aos bebês ainda muito novos, chocolate. Por não ver efeitos negativos imediatos (além de uma diarreia) acreditam que não estão causando nenhum mal aos bebês. Porém, mais atenção mamães, os doces numa idade tão tenra podem aumentar o perigo de diabetes a longo prazo.

Nos primeiros meses de vida o recomendável para o bebê é somente o leite materno e à medida que cresça será seu pediatra quem irá indicando que outros alimentos podem ser incorporados à dieta de seu filho.

Segundo publicações médicas bebês podem comer chocolate somente após 18 meses de idade completos. À partir dessa idade e até os cinco anos de idade não é recomendado dar a eles mais de 50 gramas por dia.

Por que é contraindicado?

O Comité de Aleitamento Materno da Associação Espanhola de Pediatria (AEP) aconselha inclusive, que as mães que estão amamentando evitem o consumo excessivo de chocolate, assim como do café, chá e bebidas gasosas. Em todo caso, consuma após a amamentação, já que antes pode chegar ao bebê através do leite e causar irritação ou falta de sono.

Basicamente, o desenvolvimento das alergias nos bebês se origina como produto da imaturidade de seu sistema de defesa imunológico. Nessa etapa os ingredientes do chocolate são muito fortes para sua digestão e pode produzir alergias.

Caso tenham antecedentes familiares de alergias ou de complicações digestivas, se recomenda por segurança, esperar até a idade de 18 meses ou o tempo que um especialista sugira. Tampouco é recomendável dar outros alimentos que tenham chocolate em sua fórmula.

As reações menos graves podem demorar vários dias para aparecer e podem incluir diarreia ou constipação.

Procure opções que não contenham grande quantidade de ingredientes que são causadores de difícil digestão, como leite, amendoim,  trigo, glúten, a soja, milho ou  bagas.

Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Urticária
  • Sibilâncias
  • Dificuldade para respirar
  • Sintomatologia asmática

Também pode ser notado:

  • Secreção nasal
  • Espirros
  • Olhos vermelhos ou lacrimejantes
  • Inchaço da boca ou garganta
  • Vômito
  • Diarreia

Em geral, as variedades de chocolate negro são as mais recomendadas, porque têm baixo conteúdo de lácteos. Portanto, os chocolates negros são os mais seguros para o consumo.

A quantidade de consumo indicada para as crianças saudáveis  de 2 a 5 anos é de no máximo, 50 gramas ao dia.

Na primeira vez que seu bebê coma chocolate é muito importante que você esteja atenta para alguns possíveis sintomas que podem indicar que ele tem alguma reação alérgica a algum de seus componentes. Por outro lado, além das alergias ao chocolate é importante evitar sua ingestão pelas crianças pequenas porque ele contém um alto índice de cafeína.

Bebês podem comer chocolate a que horas?

O consumo de chocolate recomendado para as crianças deverá ser feito no meio da manhã ou no lanche da tarde, pois se trata de um alimento muito energético e calórico, que não convém ser dado durante as refeições principais.

Inclusive, muitas vezes esses chocolates contém mais açúcar e cafeína que propriamente o cacau, por esse motivo pode provocar no seu bebê a interrupção ou alteração de seu horário de sono. Por outro lado, as crianças diabéticas devem restringir seu consumo.

Источник: https://soumamae.com.br/os-bebes-podem-comer-chocolate/

Alimentação do bebé de 9 meses: como deve ser?

O que pode comer uma criança com 9 meses?

A diversificação alimentar foi revista recentemente, deixando para trás a ideia convencional da introdução de novos alimentos em meses específicos.  Por esse motivo, a alimentação do bebé de 9 meses, tal como noutras idades, está mais flexível e dependente da tolerância da criança.

O que é a diversificação alimentar?

O processo de diversificaçãoalimentar consiste, basicamente, na introdução de outros alimentos quenão o leite materno, de textura progressivamente menos homogénea, até àinserção na alimentação da família, que ocorrerá a partir dos 12 meses.

Este processo inicia-se porvolta dos 4 meses, altura em que a amamentação exclusiva deixa de sersuficiente para suprir todas as necessidades nutricionais da criança, emparticular de ferro.

Neste sentido, esta etapa é fundamental para o desenvolvimento infantil da criança, tanto do ponto de vista nutricional, como cognitivo e funcional (aprende a mastigar, pegar na colher), preparando-o para a integração na rotina da família (1).

Recomendações para alimentação do bebé: principais alterações

As recomendações relativas à alimentação do bebe e diversificação alimentar foram revistas e alteradas recentemente pela ESPGHAN (Sociedade Europeia de Gastroenterologia e Nutrição Pediátrica), sendo as principais alterações relativas ao início da diversificação (4 meses e não 6) e à introdução de alimentos alergénios.

Relativamente a este último ponto, a evidência científica atual sugere que se abandone as diretrizes anteriores relativas à introdução destes alimentos mais tardiamente, pois a introdução precoce de potenciais alergénicos parece diminuir o risco de desenvolver alergia alimentar.

De facto, verificou-seque o risco de alergia alimentar apenas se acentua se a exposição a estesalimentos se iniciar antes dos 4 meses de idade.

Por esse motivo, não deverá haver uma ordem nem mês de vida preferencial para a introdução dos novos alimentos a partir dos 4 meses e na alimentação do bebé de 9 meses poderão já constar alimentos como frutos oleaginosos (em particular o amendoim), alimentos com glúten (cereais e derivados, em particular), ovo e peixe.

No entanto, a introdução de novos alimentos deve ser gradual e de forma isolada de forma a detetar possíveis intolerâncias ou alergias alimentares (2).

Como deve ser então a alimentação do bebé de 9  meses?

É recomendado que, por esta altura, que a criança consuma alimentos ricos em ferro, nomeadamente a carne (cerca de 30g), os vegetais de folha verde (através da sopa), frutos oleaginosos ou cereais integrais fortificados com este nutriente.

A esta sopa pode seradicionado azeite, visto ser uma gordura fundamental para o organismo, assimcomo mais quantidade e variedade de legumes do que nas sopas iniciais (porvolta dos 4 meses de idade).

Além destes, a frutadeverá ser oferecida de forma variada como sobremesa, na sua forma crua,idealmente. Deverá optar, sempre que possível, pela fruta da época, de forma deobter o maior valor nutricional possível.

Assim, e em termosgerais, a alimentação do bebé de 9 meses pode já incluir todos os alimentos quefazem parte de um regime alimentar saudável, nomeadamente, sopa, fruta, carne,peixe, ovo, pão e derivados e frutos oleaginosos.

Por outro lado, nenhum açúcar ou sal deve ser adicionado aos alimentos e os alimentos açucarados como sumos de frutas, bolachas e papas açucaradas devem ser evitados. (2)

Leite de vaca

O leite de vaca não deve ser oferecido como bebida principal àcriança antes dos 12 meses de idade, embora pequenos volumes possam seradicionados aos alimentos complementares como as papas.

Mel

O consumo de mel é desaconselhado até aos 12 meses por doismotivos: ser um alimento açucarado e pelo risco de botulismo associado (por nãoser pasteurizado).

Alimentos que possam provocar engasgamento, como amêndoas, uvas inteiras, pipocas, entre outros

Por fim, é também importante realçar que esta idade constitui uma importante janela de oportunidade para a criação de hábitos alimentares saudáveis, importantes para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis no futuro, nomeadamente obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.

Como tal, deve ser bem aproveitada pelos pais, em particular no que diz respeito a hortofrutícolas, visto que, ao contrário do sabor doce, o sabor amargo destes alimentos não é inato e precisa de ser aprendido.

Источник: https://www.vidaativa.pt/alimentacao-do-bebe-de-9-meses/

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: