Semanas de gravidez: a gravidez semana a semana, 14 semanas de gravidez

14 Semanas de Gestação: O Guia da Gravidez Semana a Semana

Semanas de gravidez: a gravidez semana a semana, 14 semanas de gravidez

A 14ª semana marca principalmente as mudanças no corpo da futura mamãe. A barriguinha e os seios crescem sem parar e, a partir de agora, a gravidez realmente parece acontecer para muitas mamães- e papais também.

Sintomas da Gravidez

Os níveis de hormônio começam lentamente a baixar e suas crises de humor, enjôos e dores nas mamas foram embora de vez.

Durante a gestação cada fase passa muito rápido! Aproveite cada momento e curta muito cada diferente sensação! Algumas mamães reclamam do início do refluxo nessa fase.

Na maioria das vezes a causa é apenas a má alimentação. Mas vale falar com seu especialista se esse for o seu caso.

Mudanças no corpo

Apesar dos sintomas estarem mais amenos, as mudanças no corpo continuam a todo vapor.

Os seios já não cabem mais nos antigos sutiãs e as calças não entram mais de jeito nenhum! Seu corpo já começa nessa semana a produção do colostro – que será essencial para a imunidade do seu bebê quando ele chegar! Os seios estão mesmo crescendo e os bicos estão cada vez maiores e mais espessos. As auréolas começam a parecer maiores e mais escuras. E estão mesmo – nessa semana os melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina, que dá cor à nossa pele) iniciam uma fase de “super ativação”, escurecendo auréolas, axilas e formando uma das mais famosas “marcas” da grávida: a linha nigra. Essa linha começa na base no ventre e sobe quase até a boca do estômago. A partir de agora ela fica mais escura e evidente a cada semana.

O aumento da quantidade de sangue e da circulação também podem trazer algumas mudanças. O sangramento das gengivas durante a escovação e , muitas vezes até sangramentos nasais são relatados pelas futuras mamães. Tudo normal! Mas não deixe de conversar com seu médico sobre isso!

Comportamentos e emoções

Agora começa a ansiedade pela descoberta do sexo do bebê! O exame deve ser realizado nas próximas duas ou três semanas, para que o resultado seja ainda mais preciso! Sua disposição melhorou muito e você está se sentindo plena e tranquila! É isso! Provavelmente todos falaram para você que está mais bonita. E é verdade: a produção de hormônios aumenta o viço da pele e o brilho dos cabelos. E daqui para frente prepare-se: com a barriguinha em evidência, você vai receber elogios de todos!!

Descobertas e curiosidades

Seu bebezinho já é do tamanho de bolinha de tênis! Seu rostinho já está com as orelhinhas e olhinhos nos lugares certos! Ele também já faz os movimentos de sucção desde a semana passada e, a partir desta 14ª semana do período gestacional ele começa a distinguir sabores! Ele vai saber quando você come algo doce ou salgado!

Ele está se mexendo bastante aí dentro! E a futura mamãe pode sentir seu bebê o tempo todo. Aqui também começa a percepção do que a grada ou não o seu filhote! Sons, lugares, sabores… Ele já começa a demonstrar sua personalidade!

O que perguntar ao médico

Como a produção de melanócitos aumenta o ideal é prevenir futuros danos que isso possa causar para sua pele. É a partir de agora que algumas mulheres desenvolvem os famosos “melasmas”.

São manchas escuras que podem aparecer principalmente no rosto. O uso do filtro solar correto e reaplicado constantemente ajuda a evitar manchas permanentes no futuro. Pergunte a seu médico qual a melhor indicação de filtro solar para você.

Se você ainda não está se protegendo, corra para conversar com ele!

Lista de atividades da semana

A gestação passa tão rápido! Você já está quase na metade da sua gravidez! Que tal fazer um diário para relembrar esses momentos únicos? Escreva sobre seu dia, suas emoções, suas dúvidas… mais tarde ele será uma linda lembrança para você e um grande diário de memórias para o seu filho! Aproveite a volta da energia para fazer programas e passeios que estavam na lista de desejos há algum tempo!

O que não fazer nesta semana

Nada de compras para o bebê ainda! Você ainda vai ter muito tempo para comprar muitos mimos para ele depois que descobrir o sexo do bebê.

As atividades físicas de impacto também estão proibidas ainda. Já pensou em fazer natação ou yoga? Converse com seu médico para definir qual a sua melhor atividade.

Nesta semana também não vale comer por dois! Controle seu apetite comendo pequenas porções a cada 3 horas. Assim, você vai aplacar um pouco a fome de leão que parece dominar você!

Источник: https://lavembebe.com.br/blog/gravidez-semana-a-semana/14-semanas-de-gestacao-o-guia-da-gravidez-semana-a-semana/

14 Semanas de Gravidez – Gravidez Passo a Passo

Semanas de gravidez: a gravidez semana a semana, 14 semanas de gravidez

As semanas passam, o corpo do teu bebé começa a crescer mais rápido do que a sua cabeça e ele fica cada vez mais proporcional.

Já consegue fazer caretas e sorrir, já tem (pseudo) sobrancelhas, cabelo e pêlo, já faz lentos movimentos com os olhos (apesar de estes ainda se manterem fechados) e já se mexe de uma maneira mais fluida e coordenada que até agora.

A placenta já funciona a 100%, fazendo-lhe chegar os nutrientes e o oxigénio e eliminando o dióxido de carbono.

Saúde e nutrição

Por esta altura, e se fores das sortudas, os enjoos constantes já estão história do passado. Se até agora, andavas esquisita com aquilo que te apetecia comer, prepara-te para uma mudança de 180º. Vai-te apetecer comer tudo o que te aparece à frente. É verdade que o teu bebé conta contigo para comeres suficiente para ele ou ela continuarem a crescer tão rápida e saudavelmente.

Mas, na semana 14, isto significa comeres cerca de 300 calorias extra (ou 680, se estiveres grávida de gémeos). Mas, quando fores ao supermercado, tenta que a maioria dos snacks que compras sejam saudáveis para que, quando te der a fome, não vás sempre pegar no pacote de bolachas ou na caixa de gelado (às vezes não faz mal mas shhh, não fomos nós que te dissemos isto).

 

O meu corpo

Como sabes, as tuas hormonas andam a todo o gás durante a gravidez e uma das consequências muito comuns disso é o aparecimento de melasma. Portanto, se notares o aparecimento de manchas mais escuras na tua pele, aí está a razão.

A melasma é inofensiva tanto para ti como para o teu bebé, por isso não te preocupes muito.

Se não gostas de ver, podes sempre disfarçar com base (mas nunca sem ler a lista de ingredientes primeiro) e usar um protector solar para prevenir o aparecimento de mais manchas.

Infecções urinárias durante a gravidez são comuns, por isso não te esqueças de beber água regularmente e ir à casa de banho várias vezes ao dia.

Tens sentido desânimo, dificuldades de concentração, pouco interesse em actividades de que costumavas gostar e dificuldades em dormir? A gravidez é um processo muito intenso e hormonal e algumas mulheres acabam por sofrer com uma depressão pré-natal.

É muito importante que fales com o teu médico ou médica sobre aquilo que estás a sentir e sobre como ultrapassar esta fase, porque uma depressão não tratada pode afectar o teu bebé.

Fala também com o papá (ou mamã) do bebé, ou com a tua família e amigos, sobre aquilo por que estás a passar, lembra-te de que não estás sozinha e de que nada disto põe em causa o amor que sentes pelo teu pequeno limão.

O meu dia-a-dia

Sabes como, com o tempo, o nosso local de trabalho se torna mais nossa casa do que a nossa própria casa? Quer tenhas um full-time ou um part-time, quer trabalhes em frente a um computador ou passes grande parte do tempo a andar de um lado para o outro: a partir do momento em que estás grávida, vais ter de adaptar o teu ritmo e os teus hábitos de trabalho para que tudo continue a correr na tranquilidade.  

Estar 8 horas por dia sentada nem sempre é o mais confortável e, grávida ou não, com certeza já sentiste dores de costas ao final do dia ou o chamado tech neck: as dores de pescoço causadas pela posição em que nos sentamos em frente ao computador. E adivinhaste, durante a gravidez, estas dores e desconfortos tornam-se ainda mais dolorosas e desconfortáveis.

Por isso, levanta-te várias vezes ao longo do dia, vai alongando e vê se não há pelo teu escritório uma caixa que não esteja a ser usada onde possas ter os teus pés para diminuir o inchaço.

No que toca a PCs, não te preocupes com radiações: os níveis emitidos são muito baixos. Preocupa-te antes com a maneira como estás sentada.

Já ouviste o termo “síndrome do túnel do carpo“? Este síndrome é muito comum em grávidas que trabalham com um computador, surge devido a movimentos repetitivos e pode ser bastante doloroso.

Quando estiveres no trabalho, senta-te de maneira a que não tenhas de dobrar os pulsos para cima e faz uma pausa se começares a sentir desconforto ou dormência.

“Mas eu não trabalho em frente a um computador. Que cuidados tenho de ter, então?”, perguntas tu. E a nossa resposta depende do teu trabalho. Carregas cargas pesadas? Fala com o teu médico e percebe até que ponto podes fazer esforços.

Trabalhas com químicos, gases ou outros agentes do género? Informa o teu médico ou médica sobre as substâncias com que lidas, pois algumas poderão ser perigosas para o bebé.

Estás muito tempo de pé? Usa sapatos confortáveis e faz pausas para te sentares um bocadinho (de preferência com os pés elevados).

Outra questão que se põe é quando dar as notícias no trabalho. Informa a tua ou o teu chefe antes que a tua barriga deixe de ser impossível de disfarçar: tudo corre melhor quando se é honesto desde o início e assim pode tratar-se de todos os processos, como a licença de maternidade, os subsídios e outros direitos após o parto, com tempo.

ENERGIA PARA DAR E VENDER

Vá, “para dar e vender” é capaz de ser um exagero. Mas “suficiente para, pelo menos, fazer uma caminhada por dia” é perfeitamente legítimo. Se não tens pegado no fato-de-treino tanto quanto devias porque andavas demasiado cansada, aproveita o boost de energia que este segundo semestre trouxe consigo.

Источник: https://www.doutora-cegonha.com/gravidez-semana-a-semana/14-semanas-de-gravidez/

Semana 14 de embarazo: ¡Su cuerpecito ya está formado!

Semanas de gravidez: a gravidez semana a semana, 14 semanas de gravidez

¡Su cuerpecito ya está formado!

Te explicamos cómo evoluciona tu cuerpo a las 14 semanas de embarazo y cómo va creciendo tu bebé. Te ayudamos a despejar todas tus dudas.

El tamaño de tu bebé esta semana

En la semana 14 de embarazo, el bebé ya ha adquirido una apariencia totalmente humana. Sus rasgos faciales ya están perfectamente definidos, los ojos y las orejas ya se encuentran en su ubicación final y aparecen las cejas y sus primeros cabellos.

El feto ya depende totalmente de la placenta, que ya tiene un tamaño mayor que él, para su alimentación. La futura mamá ha recuperado sus niveles habituales de energía.

Ahora, el feto ya mide entre ocho y nueve centímetros y su peso es de unos 43 gramos.

El cerebro sigue desarrollándose rápidamente y su cabeza representa casi la mitad de su tamaño total. A partir de esta semana, el ginecólogo ya puede medir las partes básicas del bebé, como la cabeza, el abdomen o el fémur, por separado.

El sistema nervioso central del bebé, que incluye el cerebro y la columna, ya tiene sus componentes básicos y las conexiones entre células nerviosas individuales se vuelven más organizadas.

Embarazo de 14 semanas

 A las 14 semanas de embarazo, la vejiga del bebé se llena y se vacía cada 30 minutos. Primero traga líquido amniótico, lo filtra mediante los riñones y luego lo libera en forma de orina.

El bebé produce ahora una pequeña cantidad de leucocitos, aunque aún depende de ti para combatir las infecciones, y sus hematíes contienen hemoglobina, que sirve para transportar el oxígeno a las células del cuerpo.

Su sistema sanguíneo ya es capaz asimismo de crear y diluir coágulos sanguíneos.

Edad del feto: 12 semanas.

El bebé en la ecografía: imágenes y vídeo, semana 14

El desarrollo del feto en el primer trimestre de embarazo ha sido algo extraordinariamente rápido. Quizás, te hicieron una ecografía hace un par de semanas y ya pudiste ver al pequeño que crece en tu tripa… ¡Pero cambian tan deprisa! En la semana 14 ya se asemeja a lo que puedes ver en este vídeo y esta ecografía.

Ecografía de 14 semanas

¡Estas de 14 semanas de embarazo! ¿Ya tienes «barriga»? Si todavía no es así, no tardará en salirte. Ya estás en el segundo trimestre del embarazo y eso se hará visible muy pronto. Entras en la etapa más tranquila del embarazo. Lo normal es que no notes grandes cambios en tu cuerpo, excepto el aumento de tu barriguita, que cada vez será más y más grande.

Puede ser que notes que sudas más. Esto se debe al aumento de glándulas sudoríparas, provocado por los cambios hormonales propios del embarazo.

El aumento de esta sudoración, hace que sea necesario prestar mayor atención a la higiene personal. El aumento de la sudoración aumenta, también, el riesgo de contraer infecciones y enfermedades de la piel. Por ello, se hace indispensable la utilización frecuente de productos con un Ph neutro.

Deben evitarse completamente baños y duchas prolongados y con agua demasiado caliente, así como las saunas y los baños de vapor que, debido a una dilatación excesiva de los vasos sanguíneos, obligarían al corazón a aumentar inútilmente su trabajo.

Se recomienda, además, colocar en la bañera y en el plato de ducha alfombrillas antideslizantes.

(Te interesa: Spa y embarazo: los tratamientos a evitar)

En esta fase del embarazo, es muy probable que se produzcan los temibles cambios de humor. Tu pareja deberá de ser consciente de ellos y tomárselos con filosofía. ¡El amor todo lo puede!​

En la semana 14 de embarazo te será de utilidad conocer algunos trucos para evitar las venas varicosas, muy habituales durante el embarazo y que se deben al aumento del volumen en sangre y al ablandamiento de los vasos sanguíneos debido al aumento de la hormona relaxina.

Para reducir las posibilidades de tener venas varicosas durante la gestación, hay que evitar estar sentada o de pie en la misma posición durante mucho rato, hacer ejercicio a diario y dormir con las piernas un poco elevadas, algo que se consigue colocando una almohada a los pies de la cama.

Ahora que la placenta suministra al feto todos los nutrientes que necesita, debes saber que las proteínas son esenciales tanto para el desarrollo del bebé y de la placenta como para alimentar los cambios que suceden en el cuerpo de la futura mamá.

Durante la gestación es necesaria una ingesta diaria de 60 gramos de proteínas, que se encuentran en la carne, las aves, el pescado, la leche, el queso, las judías, los frutos secos y las semillas. ​

(Te interesa: Alimentación sana en el embarazo)

……..

Haz clic sobre la imagen y mira tu DIBU correspondiente a la semana 14 de embarazo. 
¡Te enganchará!

……….

Por si no sabes qué cenar para no sentirte pesada..

La cena durante el embarazo, como en cualquier otro estado, debe ser ligera, nutritiva y fácil de digerir. Te decimos cuáles son los mejores alimentos para una cena adecuada en tu estado. ¡Coge ideas!

¡Te proponemos cenas ligeras para embarazadas!

Para las que no pueden esperar a saber cómo será su bebé..

No te podemos asegurar de qué color serán sus ojos o su pelito, ni de quién heredará el carácter o la inteligencia… ¡Pero las leyes de la genética hacen su trabajo!

¡Descubre cómo podría ser tu bebé según la genética! 

Para cuando te sientas triste y no sepas por qué..

Los cambios hormonales tan intensos del embarazo pueden jugarte malas pasadas. Una de estas jugarretas son los cambios de humor o la tristeza, por ejemplo. ¡No te preocupes, te damos 4 tips para superar los «bajones»!

¡Descubre 4 soluciones para esquivar la tristeza en el embarazo!

Por si ya te empiezan a apretar los pantalones..

¿Se te empieza a notar la barriguita y has dejado de abrocharte el botón? ¡Pues esto no ha hecho más que empezar! Si aún no quieres comprarte ropa premamá, puedes probar con estos 10 trucos para transformar tu ropa de ahora.

¡Descubre 10 trucos para transformar tu ropa en prendas premamá!

Источник: https://mibebeyyo.elmundo.es/embarazo-semana-semana/semana-14-del-embarazo

Embarazo saludable
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: